Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Avancini apresenta novo time e investe no ciclismo feminino

Henrique Avancini Racing terá cinco atletas no total para 2022, com mescla de experiência e maior investimento no feminino

Henrique Avancini Racing
Felipe Almeida

Para fortalecer ainda mais o ciclismo brasileiro, consolidando atletas de grande potencial no cenário competitivo internacional e lapidando ciclistas promissores, a Caloi apresentou, nesta segunda-feira (7), o novo time da Henrique Avancini Racing para a temporada de 2022.

Nesse ano, o time Henrique Avancini Racing terá mais atletas: cinco no total, cada um de um estado brasileiro. Além disso, terá uma estrutura criada exclusivamente para desenvolver o mountain bike feminino brasileiro.

+Lucas Verthein é suspenso por doping após se destacar em Tóquio

“A Caloi/Henrique Avancini Racing continua trazendo o conceito de buscar a evolução, buscar melhorias, e de estabelecer um nível de referência para as equipes no Brasil em relação ao que pode ser feito dentro da modalidade. Nós temos uma ampliação de estrutura e de calendário internacional. Tivemos um crescimento no número de atletas e, consequentemente, criamos novas funções de staff que operam de forma contínua e em ligação direta com a equipe”, explicou Henrique Avancini, que é o idealizador do projeto e atua como mentor dos atletas.

Estrutura e novidades do time

Em Petrópolis (RJ), onde está localizado o Race Service da Henrique Avancini Racing, a estrutura de alta performance, criada em 2020, ganhou uma casa para os atletas no decorrer do ano passado. Trata-se de um local que abriga ciclistas fixos, além de outros que ficam hospedados para períodos de treinos específicos/estratégicos. Ao todo são 14 profissionais dedicados aos atletas – treinador, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, mecânicos, entre outros serviços.

Na nova formação da equipe Henrique Avancini Racing há três novos integrantes, sendo duas mulheres: Sabrina Oliveira e Luiza Souza, ambas com 19 anos, e Cainã Oliveira, de 20 anos. Eles terão como parceiros de equipe os jovens, mas já experientes, Edson Rezende e Ulan Galinski, remanescentes do time.

“Nós mantivemos o Ulan Galinski e o Edson Rezende, que são os atletas que acredito que já tenham absorvido nosso método muito bem. Então com esses dois é mais uma questão de desenvolvimento do que de formação. Nós acreditamos que os dois tenham muito potencial, são atletas com potencial olímpico, então é isso que vamos buscar nas próximas temporadas com eles”, explicou o carioca.

“Também busquei atletas promissores e que estivessem fora do radar, atletas que para mim já mostraram alguns ingredientes de quem pode performar bem e que tenham talvez absorvido menos em formação, sejam mais abertos, mais crus, para que possam receber nosso conhecimento, nosso método. É o caso do Cainã Oliveira, atleta que tem uma desenvoltura técnica muito natural. Acredito que ele possa se beneficiar da convivência com o Edson e Ulan, e também trazer um frescor da juventude, da jovialidade para os dois”.

Investimento no feminino

Henrique Avancini também falou sobre o maior investimento no ciclismo feminino e como pretende alavancar a modalidade no Brasil.

“Junto a isso começamos um programa feminino mais aprofundado, mais dedicado, com um estudo mais minucioso do que podemos fazer para desenvolver mulheres. E foi com esse objetivo que trouxemos a Luiza e a Sabrina, junto com uma nova função de staff para se dedicar a essas meninas. O objetivo é desenvolver um programa feminino dentro do nosso projeto que possa realmente trazer um crescimento para categoria feminina. Traçamos um plano e estou bastante empolgado para ver quais resultados teremos a médio prazo”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Chegar ao time é uma grande oportunidade de evoluir como pessoa e como atleta, e deixar, futuramente e com muita dedicação, uma marca brasileira no ciclismo XCO feminino. Meu grande objetivo é adquirir o máximo de experiência e resistência, e bater guidão com as melhores do Brasil”, concluiu Sabrina.

Mais em Ciclismo Mountain Bike