Siga o OTD

Henrique Avancini

Ciclismo Mountain Bike

Avancini fica com a 4ª colocação no XCC em primeira etapa da Copa do Mundo

Líder do ranking mundial, ciclista brasileiro começa os grandes desafios da temporada 2021 com ótimo resultado no short track

Avancini fica com a 4ª colocação no XCC em primeira etapa da Copa do Mundo

Começou nesta sexta-feira (7), o primeiro grande desafio do mountain bike mundial desta temporada com a primeira etapa da Copa do Mundo de mountain bike, disputada em Albstadt, na Alemanha. Disputando a prova de cross country short track (XCC), o brasileiro Henrique Avancini realizou uma belíssima apresentação e fechou o primeiro grande evento da temporada 2021 na quarta colocação, com o tempo de 20 minutos e 48 segundos.

O desafio do dia em Albstadt, na Alemanha, colocou os melhores 40 ciclistas do ranking na pista para a disputa do cross crounty short track, uma disputa numa versão reduzida do percurso e que define a ordem das três primeiras fileiras da largada do evento principal, marcado para o domingo (9). Com a sua quarta colocação , o ciclista brasileiro líder do ranking mundial garantiu a presença na primeira fila no arranque da disputa da prova de cross country olímpico (XCO).

+ Rafael Silva é prata e Brasil leva ainda mais três bronzes em Kazan

A vitória da prova ficou com o holandês Mathieu Van der Poel, que fechou as sete voltas do evento com o tempo de 20m39s. As três primeiras posições foram fechadas com o francês Victor Koretzky, que conseguiu a segunda colocação com 20m41s, e o suíço Nino Schurter, que completou o percurso em 20m42s.

Entre as mulheres, a atual campeã mundial, a ciclista francesa Pauline Ferrand-Prévot, começou a temporada 2021 com o pé direito, ao vencer a prova feminina no cross crounty short track com o tempo de 20m37s. O pódio feminino foi completo com a suíça Linda Indergand, com o tempo de 20m38s, e a britânica Annie Last, com 20m39s.

Henrique Avancini se prepara agora para o evento principal da etapa, a prova de cross country olímpico (XCO), com largada marcada para às 9h15 (de Brasília) do próximo domingo (9). Além do destaque brasileiro, o país ainda estará representado por outros três nomes: Ulan Galinski, Guilherme Muller e Luiz Henrique Cocuzzi. Os dois últimos disputam a segunda vaga do Brasil nos Jogos de Tóquio-2020, e os resultados nas etapas da Copa do Mundo devem definir, então, quem representará o Brasil ao lado de Henrique Avancini no Japão.

A prova

Largando na segunda colocação, Henrique Avancini mostrou uma enorme força na largada e rapidamente assumiu a ponta isolada, liderando toda a primeira volta. Na segunda volta, o brasileiro acabou sofrendo ataques sequenciais e acabou perdendo posições, apesar de se manter no pelotão de frente.

Avancini manteve o ritmo até a quarta volta, quando decidiu partiu ao ataque e voltar a figurar na linha de frente, assumindo a segunda colocação e se aproximando da liderança de Nino Schuter. O brasileiro realizou um novo ataque ao ciclista suíço na volta seguinte, e assumiu a liderança da prova na quinta e antepenúltima volta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A hegemonia de Henrique Avancini voltou a ser combatida na sexta volta, quando o Mathias Flueckiger assumiu a liderança da prova e deixou o brasileiro na segunda colocação. No entanto, a última e decisiva volta mudou bastante o prognóstico do evento. Com todos os ciclistas intensificando o ritmo, o pelotão de frente foi quebrado e Avancini acabou fechando a sua boa prova na quarta colocação.

Mais em Ciclismo Mountain Bike