Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini vence prova do Circuito Grangiro em Búzios

Em sua estreia na temporada 2021, Henrique Avancini foi campeão de etapa do Circuito Grangiro, disputada em Búzios, litoral do Rio de Janeiro

Henrique Avancini circuito granrio montain bike

O Circuito Grangiro fez a sua estreia neste domingo, dia 14/03, em Búzios com uma prova de mountain bike. Com atletas de diferentes estados, os participantes competiram em dois percursos, o “Esporte”, com 40 km e o percurso “Pro”, com 60km e trechos mais técnicos. O grande destaque desta etapa foi a presença de Henrique Avancini, atual líder do ranking mundial da modalidade, que garantiu o lugar mais alto do pódio na categoria “Pro”.

“O Circuito está aprovado, gostei bastante do percurso e da distribuição dos trechos. O começo foi duro, com algumas subidas curtas e íngremes. Depois tivemos uma parte que foi a mais divertida, sem dúvida nenhuma. Passamos pela praia do Peró, que foi uma sensação bem legal, um trecho mais veloz e o final, talvez a parte mais dura da prova. Deu para explorar quase todas as características do mountain bike em 60 km”, explica Henrique Avancini. Sobre as dificuldades da prova, ele destaca uma em especial. “O calor foi um dos grandes desafios da prova, estou agradecido que largamos às 7h”, completa Henrique Avancini.

+Henrique Avancini é o convidado do talkshow Pode Contar. Ouça!

Já na categoria “Esporte”, Hugo Amaral foi o primeiro colocado após completar os 40km. Aos 34 anos, o atleta elogiou o trajeto e falou sobre os principais desafios da etapa. “Mesmo o trecho sendo mais curto, passamos por vários trechos muito legais, enfrentamos obstáculos desafiadores, single track na mata Atlântica e conseguimos ver a praia. O principal desafio foi acompanhar o pessoal, o nível estava bem alto e me desgastei um pouco para chegar junto do pelotão principal, mas consegui”, afirma Hugo.

+Petrópolis será sede de etapa da Copa do Mundo em abril de 2022

Já entre as mulheres, Giuliana Morgen foi a vencedora na categoria “Pro” e terminou os 60km em 2h24m05. “Foi um percurso muito legal e bem bolado. O trajeto tinha poucas subidas, mas foi uma prova rápida e divertida. Para mim, o maior desafio foi o vento, que em algumas partes estava contra e eu não estou tão acostumada com essa característica, mas eu curti bastante. Além de poder competir em uma prova desse nível, fico muito feliz em ganhar uma prova em Búzios, uma cidade tão especial para mim.”, completa Giuliana.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Paola Chermon foi a campeã feminina na categoria “Esporte”. Após 40km, ela comemorou a vitória e ainda incentivou os ciclistas a competirem no circuito. “O trajeto foi muito maravilhoso, foi uma prova técnica, mas que dá para qualquer pessoa fazer, foi muito divertido. Tivemos trechos de asfalto, areia, estrada, single track tudo diante de uma paisagem linda dentro de Búzios. É muito rejuvenescedor fazer uma prova dessa, conseguir completar e ainda garantir lugar no pódio”, explica a campeã.

Além da prova, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento plantou 500 mudas de árvores em Búzios, com o apoio da Prima Ambiental, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil. 

Além da preocupação com o meio ambiente, o Circuito também abraça a causa da mobilidade e geração de emprego e renda. Uma parceria com a ONG Transporte Ativo ofereceu oficinas para jovens e adultos de Búzios que estiverem interessados em aprender mais sobre o ciclismo como negócio. Ao todo, 12 participantes estiveram nas oficinas que aconteceram sexta (12/03) e sábado (13/03) e foram ministradas por Eduardo Bernhardt e Fabio Nazareth, especialistas em mecânica “on the go“, ou seja, solucionar problemas no caminho. Os dois profissionais têm experiência de anos viajando de bicicleta de forma autônoma fazendo a mecânica de suas bikes e de terceiros.  O objetivo é fomentar o empreendedorismo no segmento do ciclismo através da preparação de novos mecânicos de bike.

Classificação final:

Percurso “Esporte”

Masculino

1 – Hugo Amaral – 1h24m39s

2- Marcello Goyanes – 1h30m30s

3 – Luiz Gustavo Maciel – 1h31m57s

4 – Bernardo Magalhães – 1h33m05s

5 – Alexandre Augusto Geraldo – 1h33m56s

Feminino

1 – Paola Chermon – 1h46m05s

2- Alini Portela – 1h47m27s

3 – Bruna Ramos – 1h53m08s

4 – Mikaela Nunes – 1h56m55s

5 – Monica Bernardes – 2h01m41s

Percurso “Pro”

Masculino

1- Henrique Avancini – 1h58m47s

2 – Guilherme Muller – 1h58m48s

3 – Edson Junior -2h0m44s

4 – Halysson Ferreira – 2h3m51s

5 – Wolfgang Olsen – 2h06m41s

Feminino

1 – Giuliana Morgen – 2h24m05s

2 – Franciele Batista – 2h33m10s

3 – Marcela Matos – 2h54m13s

4 – Ana Paula – 2h58m12s

5 – Ana Claudia de Melo – 2h59m20s

Mais em Ciclismo Mountain Bike