Siga o OTD

Henrique Avancini campeão brasileiro XCC

Ciclismo Mountain Bike

Avancini mantém grande fase e é campeão brasileiro de XCC

Em sua primeira participação em competição nacional desde que assumiu a liderança do ranking, o ciclista venceu com folga a prova do short track; Giuliana Morgen foi a campeã no feminino

Avancini vence é campeão brasileiro do XCC (twitter/redbullBR)

Avancini mantém grande fase e é campeão brasileiro de XCC

Foi dada a largada para o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, com as provas do short track (XCC) feminino e masculino. A competição faz parte do MTB Festival, em Mairiporã, São Paulo, e teve novo show do líder do ranking mundial Henrique Avancini, atleta do time Ajinomoto.

Com folga, o melhor ciclista do Brasil na atualidade venceu a prova masculina nesta sexta-feira (30) com boa vantagem para os demais competidores, abrindo bastante a partir da metade da prova. José Gabriel Almeida ficou na segunda colocação, seguido de Gustavo Xavier.

“Foi uma disputa bastante intensa. O Short Track foi bastante físico. Com a lama ficou bem mais complicado. Procurei identificar quem estava bem. O Zé (José Gabriel Almeida) e o Gustavo estavam andando bem, com boas respostas quando eu fazia alguma mudança de ritmo,” comentou o campeão brasileiro de XCC após a prova.

Fase histórica

Essa foi a primeira participação de Henrique Avancini em uma prova nacional desde a recente temporada na Europa que lhe rendeu a liderança do ranking mundial da UCI (União Internacional de Ciclismo).

“Nem título nem ranking entram na pista. Se a gente chega aqui e não entrega resultado, a galera esquece o resultado [risos]. Eu sei bem como são essas coisas, tenho que encarar provas com muita seriedade sempre,” avaliou o ciclista.

No começo de outubro, Avancini participou de duas etapas seguidas da Copa do Mundo em Nove Mesto, na República Tcheca. Ele venceu a segunda, na primeira vitória dele em uma etapa do circuito. Na primeira, terminou na quinta colocação.

Após a competição da República Checa, foi realizado o Mundial, na cidade de Leogang, na Áustria. Lá, Avancini terminou na décima colocação após ter problemas na largada e precisar fazer uma prova de recuperação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Henrique Avancini voltará a competir nesse sábado (1º), dessa vez na prova masculina do Cross Country (XCO), prova olímpica. O ciclista é o atual campeão brasileiro nessa categoria.

Henrique Avancini mantém grande fase e é campeão brasileiro do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike short track (XCC); Giuliana Morgen venceu no feminino
Henrique Avancini fatura título inédito para o Brasil (Michele Mondini)

Feminino

O título feminino do XCC ficou com Giuliana Morgen, que venceu a primeira prova na elite do mountain bike nacional. Raiza Goulão ficou em segundo e Letícia Cândido, campeã brasileira de 2019, em terceiro.

“Muito feliz com o resultado. Durante a prova, eu fui analisando onde elas estavam perdendo sobre mim. Testei e ataquei na hora certa. Acho que treinei em cima disso e acho que deu certo [risos],”avaliou a nova campeã brasileira.

Mais em Ciclismo Mountain Bike