Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Projeto da CBCa quer levar canoagem a indígenas e ribeirinhos

Confederação Brasileira de Canoagem apresenta projeto ao Ministério do Esporte para expandir modalidade para indígenas

Ana Moser representou o Ministério do Esporte enquanto Girotto esteve com a Confederação Brasileira de Canoagem para apresentação de projeto
(Foto: Ronaldo Caldas/MESP)

A apresentação de um projeto de canoagem, de abrangência nacional, voltado a indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas foi tema de audiência entre a ministra do Esporte, Ana Moser, e o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Rafael Girotto, nesta quinta-feira (09). Ele afirmou que a proposta é de iniciação esportiva, ligada ao esporte de participação.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ana Moser abraçou e elogiou a iniciativa, e vai fazer o que for possível, por meio da pasta, para apoiá-la. “Nós temos que levar o esporte para onde estão essas pessoas. Por ser de participação, o projeto tem a ver com o Segundo Tempo, com o Pelc [Programa Esporte e lazer da Cidade], porque são iniciativas relacionadas a municípios”. A ministra acrescentou a viabilidade de apoio pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).
+ Presidente do COB se reúne com Comitê Organizador do Pan de Santiago
+ Ana Moser anuncia mudança no Bolsa Atleta com pagamento para mulheres grávidas
+ Thiago Monteiro e Marcelo Melo eliminados em Indian Wells
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

Expansão para outras modalidades

Girotto destacou que inicialmente o projeto seria de canoagem. “Mas esse projeto acabou se estendendo, pois resolvemos integrar o wrestling [luta livre] e tiro com arco, modalidades esportivas em que esses povos são naturalmente talentosos para a prática”. O presidente da entidade também pediu apoio da pasta para colocar a seleção de base para treinar no Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, por meio de recursos da LIE.

De acordo com ele, a principal reivindicação é estreitar os laços entre a confederação e o ministério. “Acreditamos muito na união, porque, sozinhos, não fazemos nada. Juntos conseguimos desenvolver o esporte e políticas públicas. A ministra Ana Mozer foi bastante receptiva conosco.” 

A secretária de Alto Desempenho, Marta Sobral, também integrou o encontro.

*De Ministério do Esporte

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Canoagem Velocidade