Siga o OTD

Santiago 2023

Presidente do COB se reúne com organização de Santiago-2023

Em visita a Santiago, Paulo Wanderley se reuniu com o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos

Paulo Wanderley em visita ao Comitê Organizador de Santiago 2023
(Foto: Camila Dantas/COB)

Em menos de oito meses todo o continente estará ligado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que acontecem entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, no Chile. Para saber detalhes de como está o andamento e preparativos para o maior evento multiesportivo das Américas, o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, se reuniu, nesta quinta-feira (09) com a diretora-executiva do Comitê Organizador do Pan de Santiago, Gianna Cunazza, e a responsável pelas Relações Internacionais do Ministério do Esporte do Chile, Andrea Navea.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“A nossa delegação brasileira vem com cerca de mil pessoas para Santiago, entre atletas e oficiais. Por isso, é necessário acompanhar de perto os preparativos para a competição mais importante do calendário esportivo deste ano. Agradeço a receptividade do Comitê Organizador, que tirou todas as nossas dúvidas, e nos colocamos à disposição para que tenhamos um grande evento”, disse Paulo Wanderley.
+ Brasil garante três medalhas no Aberto da Espanha de tênis de mesa paralímpico
+ Brasil quer sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027
+ Ana Moser anuncia mudança no Bolsa Atleta com pagamento para mulheres grávidas
+ Thiago Monteiro e Marcelo Melo eliminados em Indian Wells
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

Na reunião, o Presidente do COB também comentou sobre a possibilidade dos eSports fazerem parte do Pan de Santiago, mas a diretora-executiva do Comitê Organizador disse que essa confirmação oficial será dada no seminário de chefes de missão, em abril. 

“Esse assunto tem avançado, mas ainda necessita ser aprovado. Existe a possibilidade de ser um esporte de exibição, com convidados, mas precisam ser avaliadas as condições. No próximo seminário de chefes de missão, em abril, vamos transmitir a informação oficial com todos”, afirmou Gianna. 

Dentro do planejado

COB e Panam Sports em reunião sobre Santiago 2023
(Foto: Camila Dantas/COB)

A diretora-executiva também garantiu que todo o cronograma de obras e preparativos seguem dentro do prazo. Atualmente, são 600 pessoas trabalhando para que tudo ocorra conforme o previsto e a expectativa é que esse número aumente para 1900 durante o Pan de Santiago 2023. 

“Vamos avançando a passos firmes e estamos trabalhando muito fortemente com toda a equipe de várias áreas operacionais e órgãos públicos. Estamos ansiosos para que os Jogos cheguem logo e convencidos de que tudo sairá no tempo certo e da maneira planejada”, completou. 

Esta é a primeira vez que o Chile sediará uma edição dos Jogos Pan-americanos. Mais de 7.000 atletas, de 41 países das Américas, buscarão não só o título de campeão continental, mas também a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 33 modalidades. 

O Pan de Santiago 2023, inclusive, terá o maior número de vagas para os Jogos Olímpicos na história. Além disso, será o evento, mundialmente, que mais distribuirá classificações para a França. Motivação a mais para os 377 atletas brasileiros que já tem o passaporte carimbado para o Chile. A expectativa é que o número total seja superior a 500.

*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023