Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila termina em 4º lugar no caiaque cross em Liubliana

Brasileira venceu todas as baterias eliminatórias, mas cometeu falta na final e ficou em 4º lugar na Copa do Mundo

Ana Sátila durante disputa do caiaque cross na Copa do Mundo de canoagem slalom
(Foto: Jonne Roriz/COB)

A brasileira Ana Sátila ficou em quarto lugar na disputa do caiaque cross na terceira etapa da Copa do Mundo de canoagem slalom da temporada, em Liubliana, na Eslovênia, neste domingo (18). Ela superou todas as fases eliminatórias com muita autoridade, mas cometeu uma falta na decisão e acabou fora do pódio. Pepê Gonçalves caiu nas quartas de final, enquanto Omira Estácia e Mathieu Desnos pararam nas oitavas.

Vindo de uma final no C1 (canoa) e uma semi no K1 (caiaque) nesta Copa do Mundo, Ana Sátila teve uma grande participação no caiaque cross, prova que fará sua estreia no programa olímpico da canoagem slalom em Paris-2024. Ela teve a segunda melhor marca da tomada de tempo, com 50s27, apenas oito centésimos atrás da australiana Jessica Fox. Nas eliminatórias, a brasileira venceu suas baterias de oitavas, quartas e semifinal, superando três concorrentes em cada uma delas.

Já na final, Ana largou mal e ficou para trás no início, mas conseguiu alcançar as líderes rapidamente. Quando fez a manobra para contornar a segunda boia, a brasileira se embolou com a australiana Jessica Fox e levou a pior no “embate”, pois se desviou da rota principal. Ana não passou pela terceira boia, o que prejudicou sua prova. A canoísta ainda seguiu na disputa e chegou a cruzar a linha de chegada em segundo lugar, mas, pela falta, terminou na quarta colocação. A tcheca Veronika Vojtova levou o ouro.

Regularidade

Esta foi a segunda vez que Ana Sátila chegou na final da prova do caiaque cross em uma etapa de Copa do Mundo nesta temporada. Em Augbusrg, há duas semanas, ela levou a medalha de prata. A prova, que era conhecida como “Extreme” ou “K1 Extreme”, consiste em uma corrida em que é necessário fazer uma espécie de “checkpoint” nas bóias ao longo do percurso, passando ao lado delas ou contornando-as, a depender da especificidade de cada uma.

Pepê Gonçalves em ação no caiaque cross
Pepê Gonçalves em ação (Foto: Jonne Roriz/COB)

Quem também foi longe no caiaque cross em Liubliana foi Pepê Gonçalves. Ele foi o quinto colocado na tomada de tempo, com 45s73, e liderou sua bateria na primeira eliminatória. Já nas quartas de final, cometeu uma falta já na reta final e, assim, não pôde avançar, terminando em nono lugar na classificação geral. Omira Estácia e Mathieu Desnos superaram a tomada de tempo, mas não passaram das oitavas de final.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Canoagem Slalom