Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila fica em 6º no C1 da Copa do Mundo de Liubliana

Ana Sátila teve o 3º melhor tempo da semi, mas tocou em duas portas na final e ficou em 6º no C1 da Copa do Mundo

Ana Sátila em ação no C1 da etapa da Copa do Mundo de canoagem slalom
(Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br)

A brasileira Ana Sátila ficou em sexto lugar na disputa do C1 na etapa de Liubliana da Copa do Mundo de canoagem slalom, nesta sexta-feira (16), na Eslovênia. Ela tocou em duas portas na final e marcou o tempo de 112s49, ficando a dez segundos da líder, a alemã Elena Lilik. No mesmo dia, a própria Ana, Omira Estácia e Mathieu Desnos avançaram às semifinais do K1 na competição.

Ana disputou a semifinal horas antes da final e teve o terceiro melhor tempo no geral, com 108s15, após uma descida limpa. Já na decisão, ela começou muito bem e chegou a passar a primeira parcial sete segundos mais rápida do que Viktoriia Us, líder até então. No entanto, a brasileira tocou em duas balizas ao longo de sua prova e perdeu tempo, além de ser penalizada com acréscimo de quatro segundos.

Assim, Ana marcou 112s49 e ficou em sexto lugar. A primeira colocada foi a alemã Elena Lilik, que fez uma descida limpa e rápida e marcou 101s97, três segundos a frente da ucraniana Viktoriia Us, com 105s27. A eslovena Eva Alina Hocevar completou o pódio, cravando 108s. Ana Sátila ficou a quatro segundos e meio do pódio.

Primeira final

Ana Sátila em ação no C1 da etapa da Copa do Mundo de canoagem slalom
Ana Sátila foi finalista no C1 em Tóquio-2020 (Foto: Wander Roberto/COB)

Esta é a terceira etapa de Copa do Mundo de canoagem slalom da temporada, mas foi apenas a primeira vez que Ana Sátila chegou até a final do C1, prova em que foi décima colocada em Tóquio-2020. Ela foi semifinalista da prova em Augsburg, na Alemanha, e passou da eliminatória nem Praga, na República Tcheca. Vale destacar que Ana foi medalhista de prata no caiaque cross em Augsburg.

Omira Estácia também participou da semifinal da canoa em Liubliana e ficou em 23º lugar, com 127s14 e um toque na baliza. Assim, não avançou à final, já que apenas as dez primeiras colocadas se classificaram. No masculino, Kauã da Silva fez uma boa prova e teve uma descida limpa, marcando 100s55 para ficar em 18º lugar, a pouco mais de quatro segundos do último classificado.

Eliminatórias do K1

Além da final do C1, Ana Sátila também disputou a eliminatória do K1 (caiaque) nesta sexta-feira. Ela foi a 18ª colocada na primeira descida, após três toques nas balizas e um tempo de 104s14, e se garantiu na semifinal da prova, que acontecerá neste sábado. Omira Estácia também avançou à semi depois de ter ficado em quarto lugar na segunda descida, com o tempo de 103s25.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre os homens, outro que segue na briga pelas medalhas no caiaque é Mathieu Desnos. Ele fez uma primeira descida limpa na qualificatória e marcou o tempo de 89s70, ficando em 13º lugar no geral. Já Pepê Gonçalves foi apenas o 41º colocado na primeira descida e, assim, teve que disputar a segunda descida. No entanto, ele também não conseguiu classificação para a semi após ficar em 11º lugar, com 95s85, apenas 0s41 da vaga.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Canoagem Slalom