Siga o OTD

Canoagem Slalom

Pepê Gonçalves é bronze em etapa francesa da Copa do Mundo

Brasileiro chegou a liderar a final, caiu para segundo e foi com tudo para recuperar a primeira posição, mas acabou preso e quase perde até o pódio. Ana Sátila terminou em quarto a final feminina

Pepê Gonçalves canoagem slalom medalha de bronze Copa do Mundo de canoagem slalom Pau França
(divulgação)

O brasileiro Pepê Gonçalves conquistou a medalha de bronze no Extreme da etapa de Pau, na França, da Copa do Mundo de canoagem slalom, neste domingo (28). Ana Sátila também foi à final do feminino e ficou com a quarta colocação. Antes, ela havia descido as semifinais do C1, sem avançar. Pepê já havia faturado medalhas em Augsburg e em Praga.

A primeira descida do dia foi pelas quartas de final. Nela, o brasileiro se colocou em segundo e conseguiu manter a posição até o fim. Na semifinal, Pepê Gonçalves chegou a ficar em quarto depois de uma largada bem disputada, mas foi para o tudo ou nada na última porta e passou todo mundo numa bela manobra. No feminino, Ana Sátila também passou pelas quartas de final e semifinal, mas na disputa das medalhas ficou presa em uma das portas e caiu para a quarta colocação.

‘Bicho ruim’

“Consegui o visto (para a entrada na França) na quarta-feira, não tive tempo de treinar, de analisar nada. Fui direto para a classificatória. Passei oitavas, passei quartas, passei semi e aqui ó, nosso bronze. Mostrando a força do Brasil, com muito orgulho. Brasileiro é ‘bicho ruim’, difícil de derrubar. Quanto mais dificuldade, mais a gente vai pra cima”, disse. “O caminho olímpico está só começando.”

Tudo ou nada

Na final masculina, Pepê largou bem, chegou a liderar e perdeu a ponta para o francês Boris Neveu na primeira porta. Não desistiu e foi atrás do rival, tentou dar o troco na segunda porta, mas foi impedido pelo francês e perdeu tempo. Ele caiu para terceiro e foi ameaçado pelo tcheco Vojtech Heger, que estava já bem para trás. Acabou sobrevivendo e salvou o bronze. Boris Neveu ficou com o ouro e a prata foi para o italiano Giovanni de Gennaro.

+ Brasil vence o Japão com tranquilidade no Mundial masculino de vôlei

Semifinais do C1

Antes do extremo, Ana Sátila começou o dia em Pau competindo na semifinal do C1. Foi a sexta melhor com 118s80 e avançou para a final. Terminou em sexto com 123s06. Ela passou sem penalidades nas duas descidas. A campeã foi Gabriela Satkova (113s54), da República Tcheca, seguida da eslovaca Zuzana Pankova (117s94) e da australiana Jessica Fox (118s43). No dia anterior, ela e Pepê Gonçalves disputaram o K1 na Etapa de Pau da Copa do Mundo de canoagem slalom e pararam nas semifinais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Canoagem Slalom