Siga o OTD

Canoagem Slalom

Assista ao vivo: etapa de La Seu, na Espanha, da Copa do Mundo

Assista ao vivo a etapa de La Seu da Copa do Mundo de canoagem slalom com a participação dos brasileiros Ana Sátila e Mathieu Desnos

ana sátila copa do mundo canoagem slalom

Assista ao vivo: etapa da Espanha da Copa do Mundo de canoagem slalom

Eliminatórias - K1Eliminatórias - C1Semifinais - K1Finais K1Semifinais - C1Finais - C1Extremo

O Brasil participa da Copa do Mundo de canoagem slalom, primeira competição de nível internacional depois dos Jogos Olímpicos com dois atletas: Ana Sátila e Mathieu Desnos. O torneio será realizado em La Seu, na Espanha, uma semana antes da final da Copa do Mundo, marcada para Pau, na França.

Ana Sátila é uma atleta da canoagem slalom brasileira medalhista Pan-Americana nas categorias K1 feminino e C1 feminino que representou o Brasil no caiaque e na canoa nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Mineira de Iturama, Ana Sátila sempre foi ligada à água, mas o começo não foi no caiaque ou canoa. Treinada por seu pai, Cláudio Vargas, ex-maratonista, a atleta praticou natação quando era criança. Mas Romualdo Júnior, o técnico de canoagem slalom do município de Primavera do Leste, interior do Mato Grosso, levou a jovem para outro caminho. Ele a convidou para conhecer o esporte.

Ana Sátila gostou da sensação de estar sobre as águas e trocou a natação pela canoagem slalom, contrariando seu pai momentaneamente. Após ver os resultados que sua filha vinha obtendo na modalidade, Cláudio Vargas passou a apoiar a canoísta.

A partir de 2011, já participando de grandes competições nacionais aos 15 anos, Ana Sátila conheceu o que chama de ‘segundo pai’, o treinador italiano Ettore Vivaldi. Com ele esteve nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e na Rio 2016. Na Inglaterra, inclusive, a mineira, de 16 anos na época, foi a atleta mais jovem da delegação brasileira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Passando por uma readequação financeira, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) decidiu demitir Ettore Vivaldi após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Apegada ao treinador, Ana Sátila cogitou tirar dinheiro do próprio bolso para seguir treinando com ele na Europa e chegou até a receber um convite informal para competir pela Itália. Ela recusou e decidiu seguir no Brasil, mesmo sem o técnico.

Mais em Canoagem Slalom