Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila conquista ouro inédito do Brasil na Copa do Mundo

Ana Sátila superou uma penalidade de 2s e conquistou sua nona medalha em Copas do Mundo, o 1º ouro em prova olímpica

Ana Sátila - Copa do Mundo de canoagem slalom
Ana Sátila conquistou inédito ouro no C1 feminino (Bence Vekassy)

Que fim de semana para os brasileiros na etapa de Liubliana, na Eslovênia, Copa do Mundo de canoagem slalom. Depois do ouro e bronze de Pepê Gonçalves, Ana Sátila recolocou o Brasil no pódio neste domingo (18) e fez história, conquistando a inédita medalha de ouro para o país no C1 feminino.

Ana Sátila começou o dia com um quarto lugar na semifinal do C1 feminino, avançando para a grande final. Na decisão, a brasileira chegou a sofrer uma penalidade de dois segundos, mas ainda assim fez o melhor tempo, com 93s64. Ela superou a francesa Lucie Prioux por 1s73 e a estadunidense Evy Leibfarth por 3s12, que completaram o pódio.

Veja a prova de Ana Sátila na final:

Assim, Ana Sátila se recuperou da prova do K1 feminino no sábado, quando perdeu uma porta e levou uma penalidade de 50 s, ficando na nona colocação. “Ontem foi muito difícil para mim, uma das corridas mais difíceis que já fiz. Agora, sair de uma copa do mundo com uma medalha de ouro é tão importante para mim. Uma final é sempre difícil. Hoje tentei manter o foco e fazer tudo de bom. Não aconteceu, mas ainda é uma medalha de ouro, e vou tentar melhorar ainda mais no próximo”, disse a brasileira.

Este foi o primeiro ouro de Ana Sátila em uma prova olímpica em etapas da Copa do Mundo de canoagem slalom. Ela já tinha duas pratas no K1 e quatro bronzes no C1, além de um ouro e uma prata no K1 Extremo, prova não olímpica.

Além disso, Felipe Borges também esteve em ação, mas acabou parando na semifinal do C1 feminino, ao ficar em 12º lugar, fora da zona de classificação. Assim, o Brasil encerra sua participação na etapa de Liubliana da Copa do Mundo com três medalhas, dois ouros e um bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além de Ana Sátila, Pepê Gonçalves e Felipe, o país ainda foi representado por Mathieu Desnos, francês naturalizado brasileiro, que também parou na semifinal do K1. O próximo compromisso dos atletas será a etapa de Pau, na França, da Copa do Mundo de canoagem slalom, de 6 a 8 de novembro.

Mais em Canoagem Slalom