Siga o OTD

Pan 2019

Inesquecível, Lunahuaná é a sede mais bela do Pan

Canoagem slalom brasileira conquistou quatro ouros e um bronze nas águas claras e raivosas do Rio Cañete, no Vale de Lunahuaná, uma joia peruana que fez parte dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Caio Poltronieri

Ginásios modernos, arenas com estruturas de última geração e complexos esportivos não podem competir com a natureza. Posto isso, Río Cañete – Lunahuaná é a sede mais bonita dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, não há contestação. Um verdadeiro paraíso, que ficou ainda mais belo depois que a canoagem slalom do Brasil conquistou quatro ouros e um bronze no local.

A arquitetura e as ferramentas humanas têm seus méritos, mas milhões e milhões de anos esculpiram um vale de tirar o fôlego na paisagem peruana. A 187 km ao sul de Lima, às margens do Rio Cañete, Lunahuaná é um destino muito popular para os turistas peruanos e estrangeiros, mas que por alguns dias foi invadido pelos melhores atletas da canoagem slalom que competiram nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Caio Poltronieri

O leito de águas claras do Rio Cañete sofreu pequenas intervenções para que a competição pudesse ser realizada, mas nada muito agressivo e tudo será desfeito após o fim das competições, deixando o rio seguir seu curso rumo ao Pacífico. Mas de nada adiantaria um lugar paradisíaco se as disputas não ficassem à altura da beleza do local.

Caio Poltronieri

E nada melhor do que os campeões brasileiros da canoagem slalom para falarem sobre Lunahuaná. “É maravilhoso, a pista é muito incrível, realmente não era o que esperávamos após as poucas fotos que vimos do canal daqui, mas tudo mudou quando chegamos, foi incrível treinar aqui, e a competição foi muito bem organizada, o canal é maravilhoso. Desde a organização, até a cidade em que ficamos, tudo foi muito bem preparado. Então terminar a competição com duas medalhas é inesquecível”, disse a sorridente Ana Sátila, que faturou o ouro no C1 e no K1 Extremo.

Caio Poltronieri

Muito empolgado, Pedro Gonçalves, o Pepê, uma ouro no K1 e outro no K1 Extremo, também não poupou palavras para elogiar o local onde foram realizadas as provas da canoagem slalom dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. “Incrível, o lugar da prova fica no meio de um vale, muito sinistro, acho que é a melhor instalação dos Jogos Pan-Americanos de Lima, todos estão comentando. Todos que vêm de Lima para cá ficam impressionados. A gente está em um paraíso. E isso é a canoagem slalom, a canoagem slalom é o paraíso.”

E o paraíso de Lunahuaná nunca mais será o mesmo após o Pan de Lima 2019. Ele está marcado na história da canoagem slalom brasileira e em todos que tiveram o prazer de visitar seu vale e as águas do Rio Cañete.

Caio Poltronieri

Mais em Pan 2019