Siga o OTD

Pan 2019

Brasil estreia com vitória sobre o Canadá no basquete feminino

Seleção feminina faz 79 a 71 e abre com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Clarissa e Patricia são os nomes das vitória.

Alexandre Loureiro/COB

Ufa! A seleção feminina do Brasil venceu a primeira nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Pelo placar de 79 a 71, as brasileiras venceram o Canadá e largaram na frente pela competição continental. O nome da partida foi Clarissa terminou com um duplo-duplo, 15 pontos e 11 rebotes. Mas Patricia, 14 pontos e duas assistências.

A equipe do Canadá é a atual campeã dos Jogos Pan-Americanos e chega a Lima com uma seleção bem renovada e com muitas jogadoras novas. O Brasil também chega com novos rostos, sendo que apenas quatro atletas estiveram  na edição anterior realizada em Toronto.
O jogo

Todos tinham ideia que o jogo contra o Canadá seria muito duro, mas as brasileiras se viraram muito bem e jogaram soltas. Clarissa começou com tudo, dominando nos rebotes e pontuando muito. Sem pressa e com muita disciplina, o Brasil girava bem a bola e sempre procurava o melhor arremesso. Contudo, algumas falhas impediram uma maior sequência. E o Canadá chegou a abrir 17 a 12.

As brasileiras permitiram muitas segundas oportunidades para as canadenses. E toda vez que o Brasil abria uma vantagem, o Canadá se recuperava e encostava de novo. Mas se nos rebotes a seleção deixou a desejar, os roubos de bola provaram que as brasileiras estavam muito ligadas na partida. Patricia era imparável, tanto na armação, quanto na pontuação.

A igualdade permaneceu até o fim do primeiro tempo e as equipes foram para os vestiários em 40 iguais no placar. Na volta, as brasileiras imprimiram um ritmo forte na defesa, gerando roubos de bola e muitos pontos na transição. Mérito de José Neto, que colocou o time para marcar meia quadra, sufocou e tirou a tranquilidade das canadenses.

Toda saída do Canadá era muito complicada. Nisso, o Brasil abriu 11 de vantagem no placar, na metade do 3º quarto. Mas o Canadá forçou no garrafão, se aproveitou de vários rebotes e foi cortando a desvantagem. Entretanto, as brasileiras mantiveram a marcação forte e deslancharam no quarto quarto.

A cada novo ataque desperdiçado, as canadenses se frustravam e permitiam as transições brasileiras. Mas, faltando dois minutos para o fim, Aline se machucou feio e teve que sair de cadeira de rodas. O Brasil sentiu o momento e o Canadá veio para cima.

Contudo, a vantagem de 7 pontos deu tranquilidade e, mesmo com pequenos erros, as brasileiras souberam controlar os nervos e fechar a partida.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan 2019