Siga o OTD

Boxe

Boxe inicia turnê focado em repetir brilho de Tóquio em Paris

Boxe do Brasil inicia turnê que vai passar por Colômbia, Alemanha, Itália, Austrália, EUA, Holanda, Tailândia e Portugal antes de Paris-2024

Boxe do Brasil começa na Colômbia preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024
Camila Nakazato

Depois de dez dias de treino pesado em São Paulo, a seleção brasileira de boxe partiu para a primeira de muitas viagens do ano com um objetivo muito claro em mente. É o começo da “turnê” que ainda vai passar por Alemanha, Itália, Austrália, Estados Unidos, Holanda, Tailândia e Portugal antes de terminar em Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Nossa forma ótima esportiva tem que ser alcançada nos Jogos Olímpicos de Paris. A gente tem sempre que pensar na nossa última edição de Jogos Olímpicos, que foi Tóquio. A gente atingiu um ouro, uma prata e um bronze e a gente vai tentar, no mínimo, alcançar uma meta próxima de Tóquio. O boxe fechou Tóquio como primeiro esporte do país e a gente tem uma meta de tentar buscar no mínimo duas medalhas, mas tentar alcançar o número de medalhas de Tóquio é o nosso objetivo final”, explica o técnico Mateus Alves.

A primeira parada da seleção brasileira de boxe é a Colômbia. Os 13 titulares, nove deles classificados para os Jogos Olímpicos, chegaram nesta quinta-feira à Bogotá. “A Colômbia é uma parceria nossa, da equipe. Trabalhamos em Bogotá com uma altitude de 2600 metros. É um local onde os treinadores aqui da América montamos um grupo para nos encontrarmos e fazermos um camp para aumentar o nível de exigência. Colômbia, Brasil, República Dominicana, Argentina… sempre países da América do Sul e da América Central”, explica Mateus Alves.

Colômbia é apenas a primeira escala rumo à Paris

A Colômbia, entretanto, será apenas a primeira escala na caminhada rumo à Paris. Não vai faltar viagem em 2024. “A gente faz Colômbia, dois dias em São Paulo, Alemanha, dois dias em São Paulo, e Itália. Um somatório de praticamente 60 dias fora quase, 50 e poucos dias fora para juntar três camps seguidos com alto nível de sparring. Vamos buscar ainda fechar cada camp com uma noite de boxe. Então lutaríamos na Colômbia, na Alemanha e na Itália. E, finalizando essa primeira tríade de eventos, estaremos prontos para nossas primeiras lutas oficiais. Em março, vai acontecer o Pré-Olímpico, enquanto os já classificados vão disputar um top na Austrália”, revela Mateus Alves.

Beatriz FErreira boxe jogos olímpicos posada e vencedora
Wander Roberto/COB

Caroline Almeida (50kg) Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg), Barbara Santos (66kg), Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg) são os brasileiros já classificados para os Jogos Olímpicos, enquanto Wanderson Oliveira (71kg), Luiz Oliveira (57kg), Yuri Reis (63,kg) e Viviane Pereira (75kg) vão tentar conquistar a vaga no Pré-Olímpico.

Depois disso, no mês de abril, entre os dias 14 e 21, a equipe olímpica de boxe do Brasil já tem presença confirmada no International Invitational, torneio organizado pela World Boxing, em Pueblo, no Colorado, Estados Unidos. Em maio, entre os dias 17 e 21, o destino dos pugilistas brasileiros será a Eidhoven Cup, na Holanda.

Última chance

Entre 23 de maio e 13 de junho, os atletas que ainda não tiverem conquistado a classificação para Paris-2024 terão sua última oportunidade no Torneio Pré-Olímpico que será disputado na Tailândia e que vai distribuir as vagas derradeiras para os Jogos.

Para finalizar a preparação, entre os dias 16 e 20 de junho, a CBBoxe vai organizar o Grand Prix Brasil em São Paulo, uma competição interna que vai servir de despedida para os atletas que vão representar o país nos Jogos Olímpicos. Entre 10 e 22 de julho acontecerá a última fase de treinamento, em Rio Maior, Portugal e no dia 23 de julho a equipe olímpica viaja para Paris para buscar bater o recorde de três medalhas conquistadas em Tóquio-2020.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Boxe