Siga o OTD

Boxe

Ouro de Róbson Conceição faz de 2016 o melhor ano do boxe olímpico do Brasil

Dentre as 41 modalidades em que o Brasil foi representado na Rio 2016, o boxe figurou entre as sete que conquistaram a medalha de Ouro. Em toda a história olímpica do esporte nacional, apenas 11 modalidades alcançaram o tão sonhado lugar mais alto do pódio. O boxe se tornou, em 2016, uma delas graças a Robson Conceição.

Não é difícil notar que o boxe do Brasil tem caminhado a passos largos em seu desenvolvimento. O que não foi possível alcançar em 44 anos, tempo em que o Boxe do Brasil não conquistou medalhas em Jogos Olímpicos, em apenas oito anos o país voltou a subir no pódio.

Em Londres 2012, duas medalhas de bronze com com Adriana Araujo e Yamaguchi Falcão e uma prata com Esquiva Falcão. Em 2016, a incontestável e espetacular medalha de ouro de Robson Conceição.

A trajetória de evolução de Robson Conceição vem desde que entrou para a Seleção Brasileira de Boxe há pelo menos dez anos. Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e nos de Londres 2012, o pugilista ganhou a experiência de subir no ringue e enfrentar grandes atletas, que o venceram na estreia.

Dos nove atletas que representaram o boxe do Brasil na Rio 2016, cinco deles participaram pela primeira vez de uma edição dos Jogos Olímpicos: Patrick Lourenço (49kg), Joedison de Jesus (64kg), Michel Borges (81kg), Juan Nogueira (91kg) e Andreia Bandeira (75kg). Quatro deles estrearam com vitória.

O primeiro deles, Patrick Lourenço, estreou contra um excepcional atleta, o colombiano Yourbejen Martinez. Ele chegou à final olímpica após vencer o primeiro do ranking mundial, o cubano Joahnis Peres na semifinal. Martinez conquistou a medalha de prata. Com certeza uma experiência que servirá para o desenvolvimento de Patrick Lourenço como atleta.

Joedison de Jesus (64kg) estreou em Jogos Olímpicos com vitória. Aos 22 anos de idade, o talentoso “Chocolate”, como é conhecido no mundo do boxe, enfrentou um atleta sete anos mais velho e quinto melhor do mundo no ranking da AIBA. Em uma luta disputadíssima, Joedison venceu o argelino Abdelkader Chadi por decisão dividida. Vale lembrar que Chadi também é o segundo melhor colocado no ranking da liga profissional da AIBA – AIBA Pro Boxing. Em seu segundo desafio, encarou o turco Batuhan Goszec. Joedison, que já havia obtido uma grande vitória, acabou eliminado nas oitavas de finais da Rio 2016. Joedison encerrou sua participação nos Jogos na 9ª colocação.

Michel Borges (81kg) não se intimidou frente ao desafio de sua estreia olímpica. Pela primeira vez na história, a AIBA aprovou a participação de boxeadores profissionais em Jogos Olímpicos. Três atletas profissionais se classificaram para a Rio 2016. Um deles era Hassan Ndam, ex-campeão mundial profissional. Michel estreou em Jogos Olímpicos justamente contra Ndam, de Camarões, dono de um cartel profissional de 34 vitórias e apenas duas derrotas.

O camaronês simplesmente não “achou” Michel em cima do ringue. Com uma movimentação excelente, Michel controlou bem a distância e não permitiu que o atleta profissional tivesse êxito em suas investidas. Venceu por decisão unânime: 3:0. Já pelas oitavas de finais, Michel encarou outra pedreira, o croata Hrvoje Sep, oitavo melhor do mundo. Mais uma vez Michel foi impecável, e venceu por decisão unânime, 3:0.

O sonho da medalha estava próximo, mas Michel encarou aquele que seria o campeão olímpico desta edição dos Jogos. O cubano tricampeão mundial, Julio Cesar La Cruz, usou de sua experiência para dominar o combate e vencer a luta. Dentre os 26 atletas que lutaram por uma das quatro medalhas possíveis na categoria até 81kg, Michel ficou na 5ª colocação.

Juan Nogueira já chegou na Rio 2016 fazendo história. Ele foi o primeiro atleta brasileiro da categoria pesado (91kg) a se classificar para uma edição dos Jogos. Em sua primeira participação na maior competição do planeta, Juan atropelou o australiano Jason Whateley. Já na segunda luta, pelas oitavas de finais, ele encarou o russo Evgeny Tischenko. Com muita raça partiu para cima do russo, que era o favorito absoluto à medalha de ouro. Dessa vez, infelizmente, o favoritismo do russo se confirmou. Entre os 18 atletas que participaram dos Jogos em sua categoria, Juan terminou na 9ª colocação.

Por fim, Andreia Bandeira foi a quinta estreante do Boxe do Brasil em Jogos Olímpicos. Venceu a primeira luta contra a excelente atleta dominicana Atheyna Bylon. Mas acabou superada nas quartas de finais pela chinesa Qian Li. Em sua primeira participação em Jogos Olímpicos, Andreia chegou muito perto de conquistar uma medalha.

Não devemos deixar de exaltar a dedicação de Robenilson de Jesus (56kg), que em sua terceira Olimpíada, representou com todas as suas forças as cores da nossa bandeira. Julião Neto (52kg) também deu o melhor de si nesta que foi a segunda vez que representou o Boxe do Brasil em Jogos Olímpicos. Adriana Araújo, que já tem o seu nome registrado na história do Boxe brasileiro, também deu o melhor de si na Rio 2016.

Encerramos a Rio 2016 com o melhor resultado do Boxe do Brasil em Jogos Olímpicos. O Ouro de Robson Conceição somada à participação dos outros atletas do Boxe demonstram que a nossa modalidade está se desenvolvendo, caminhando para um futuro ainda mais vitorioso, mais dourado do que nunca.

 

Fonte: Confederação Brasileira de Boxe

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Boxe