Siga o OTD

Boxe

Ricardo Cândido perde na semi e é bronze no Mundial Juvenil

Ricardo Cândido faz luta acirradíssima, perde por decisão dividida e é bronze no Mundial Juvenil

Ricardo Cândido Mundial Juvenil de boxe
Ricardo Cândido foi prata em Cali-2021 (Foto: Arquivo/Luiza Moraes/COB)

O brasileiro Ricardo Cândido Filho conquistou a medalha de bronze no Mundial Juvenil de boxe, em La Núcia, na Espanha, nesta quarta-feira (23). Atleta da categoria até 80kg, ele acabou derrotado pelo ucraniano Mykyta Zasenok em uma decisão muito apertada, mas ainda assim garantiu o lugar no pódio.

Cada um dos atletas havia vencido duas lutas para chegar até a semifinal do torneio. Vale lembrar que no boxe não há disputa de terceiro lugar e, por isso, os eliminados na semifinal garantem a medalha de bronze de forma automática. Entretanto, mesmo com o pódio assegurado, Ricardo e Zasenok fizeram um duelo disputadíssimo em busca da final.

Como foi a luta

O brasileiro levou a melhor no primeiro round e foi vitorioso na visão de três dos cinco árbitros. O segundo round foi de muito equilíbrio, mas desta vez foi o ucraniano quem levou a melhor, também por 3:2. Desta forma, a luta ficou praticamente empatada para o último e decisivo assalto.

Ricardo e Zasenok mantiveram a tônica dos dois primeiros rounds e trocaram boas sequências de golpes. A decisão estava completamente aberta até o segundo final, até que o ucraniano acertou um cruzado em cheio no brasileiro, o que fez com que o árbitro abrisse contagem para Ricardo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ainda que a luta não tenha acabado por interrupção do juiz, a pausa fez toda a diferença no resultado final. O ucraniano conseguiu a vitória por 4:1 no último assalto e fechou a luta em 3:2 (28-29, 29-28, 30-27, 30-27 e 27-30), com decisão dividida dos árbitros.

Grandes resultados

Apesar do revés, Ricardo Cândido assegurou a medalha de bronze no Mundial Juvenil. Natural de São Paulo, ele é uma das grandes promessas do boxe brasileiro e já acumula resultados importantes nas categorias de base. Além desta medalha, ele foi ouro nos Jogos Sul-Americanos Rosario 2022 e levou a prata nos Jogos Pan-Americanos Junior Cali-2021.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Boxe