Siga o OTD

Boxe

Keno Machado leva prata no Mundial e soma nova conquista na curta carreira

Brasileiro perde para representante do Azerbaijão nascido em Cuba após chegar na decisão vencendo por unanimidade as quatro lutas anteriores

Keno Machado Mundial de Boxe final campeão mundial de boxe medalha de prata
(Júlio César Guimarães/COB/arquivo)

O brasileiro Keno Machado ficou com a medalha de prata no Mundial de Boxe masculino. Keno perdeu a final nesta sexta-feira (5) por decisão dividida para Alfonso Dominguez, pugilista nascido em Cuba e naturalizado pelo Azerbaijão. O pódio conquistado pelo jovem atleta do Brasil na Stark Arena de Belgrado, capital da Sérvia, entra como uma das maiores conquistas da ainda curta carreira dele, tem apenas 21 anos. Soma-se à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires-2018 e à prata dos Jogos Pan-Americanos de Lima no ano seguinte. Na Olimpíada de Tóquio, este ano, o baiano de Sapeaçu ficou a uma vitória do pódio.

O primeiro assalto foi do azeri, por 4 a 1, mas sem que houvesse muita luta. Os atletas praticamente só se estudaram. Keno começou o segundo com mais inciativa e conseguiu colocar um bom golpe nos segundos iniciais. Continuou com mais ação ofensiva, tentando entrar no raio de ação do adversário, mas foi travado pelo rival, mais experiente. Ao final do combate, os juízes seguiam dando vitória para Alfonso Dominguez por decisão dividida. O terceiro teve um panorama parecido e, ao final, o representante do Azerbaijão ficou com o título da categoria Peso Cruzador (86kg).

Keno Machado Mundial de boxe medalha de prata
Keno no duelo contra Dominguez (divulgação/AIBA)

Incontestável

Keno Machado venceu por unanimidade todas as quatro lutas anteriores à decisão do Mundial de Boxe. Começou contra o Bek Nurmaganbet, do Cazaquistão, na primeira rodada. Depois derrotou Kim Hyeongkyu, pugilista da Coreia do Sul, nas oitavas de final e, a seguir, o confronto foi contra o polonês Sebastian Viktorzak pelas quartas. A semifinal foi contra o belga Victor Schelstraete.

Alfonso Dominguez, 26 anos e cabeça de chave número dois em Belgrado, ganhou as duas primeira por unanimidade e as quartas de final e a semifinal por 4 a 1. O representante do Azerbaijão também esteve em Tóquio e ficou com a medalha de bronze na mesma categoria do brasileiro, na ocasião para atletas com até 81 quilos. Em 2019, foi campeão europeu também na até 81kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Brasil no Mundial de Boxe

A prata de Keno Machado fecha a participação da seleção brasileira masculina permanente, comandada pelo técnico Mateus Alves, no Mundial de Boxe. Michael Douglas (54kg) e Wanderson Oliveira (67kg) pararam nas quartas de final e ficaram a uma vitória de uma medalha. Ronaldo Bezerra (51kg) e Luiz Gabriel Oliveira (57kg) ficaram nas oitavas. Nicolas de Jesus (63kg), Isaías Filho (80kg) e Abner Teixeira (92kg) não foram além da segunda rodada e Luiz Fernando (71kg) e Wanderley Souza (75kg) caíram na primeira.

Mais em Boxe