Siga o OTD

Boxe

Mundial masculino não será mais na Índia no ano que vem

AIBA decidiu trocar a sede do evento depois que a Índia não cumpriu suas obrigações financeiras

Mundial de boxe 2021 muda de sede e será realizado em Belgrado, na Sérvia
Hebert Conceição foi bronze no Mundial 2019, na Rússia (Jonne Roriz/COB)

A Associação Internacional de Boxe (AIBA) anunciou nesta quarta-feira (29) que o Campeonato Mundial masculino de 2021 mudará de sede e será realizado em Belgrado, na Sérvia.

Antes planejado para acontecer em Nova Delhi, na Índia, o torneio precisou ser alterado depois que os organizadores indianos não cumpriram obrigações financeiras como cidade-sede. A AIBA rescindiu o contrato e a Índia terá que pagar uma multa de cancelamento de US$ 500 mil.

O presidente interino da AIBA, Mohamed Moustahsane, afirmou que o torneio será um grande evento para a Sérvia.

“Tenho certeza de que todo o país teria orgulho de sediar o campeonato em Belgrado. A Sérvia tem tudo para organizar um ótimo evento para atletas, treinadores, oficiais e, claro, para nossos fãs de boxe”, disse o dirigente.

Nenad Borovcanin, presidente da Federação Sérvia de Boxe, também comemorou o retorno do campeonato a Belgrado depois de 43 anos.

“Após o torneio histórico de 1978 na capital da Iugoslávia, esta é a segunda vez que nosso país volta a ser anfitrião. Ganhar a medalha no Campeonato Mundial de Boxe da AIBA é um sonho de todos os boxeadores. E está em nossa natureza nunca parar até que nossos sonhos sejam alcançados. Acredito firmemente que a Federação Sérvia de Boxe fará um trabalho fantástico na organização deste torneio”, afirmou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Data indefinida

Com a pandemia do coronavírus, e o adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021, o Mundial de boxe masculino segue com data incerta. Segundo o presidente Mohamed Moustahsane, o evento deve ser realizado depois da Olimpíada.

“O Comitê Executivo da AIBA discutirá com o país anfitrião as datas possíveis de ajuste. Acreditamos que manteremos o prazo planejado e conduziremos o Campeonato Mundial em 2021 após os Jogos, se a situação de pandemia estiver sob controle. Assim que for consertado, isso ajudará nossos boxeadores a planejar adequadamente a preparação para o próximo ano ”, observou.

O dirigente, aliás, está otimista com a realização do Mundial. “É um grande passo em direção ao nosso novo sistema de concorrência e também à estabilidade financeira de nossa organização, que será cada vez menos dependente do dinheiro olímpico.”

A Associação de boxe e o Comitê Olímpico Internacional enfrentam desavenças e estão afastados desde maio de 2019, quando o COI decidiu retirar o status olímpico da AIBA e passou a organizar o boxe dos Jogos de Tóquio de maneira independente. A entidade do boxe é acusada de má administração financeira e manipulações de resultados.

Mais em Boxe