Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil ganha seis em oito em etapa da Copa do Mundo de Bocha

Marcelo dos Santos e Andreza Vitória de Oliveira ganharam duas cada, e os medalhistas de bronze em Tóquio José Carlos Chagas de Oliveira e Maciel Santos venceram a única que jogaram

Marcelo dos Santos está nas quartas de final da Copa do Mundo de bocha
Marcelo dos Santos, de amarelo, foi o melhor do dia entre os brasileiros (divulgação/Bruno Lima/Ande/arquivo)

Os atletas do Brasil começaram com seis vitórias em oito jogos a campanha na segunda etapa da Copa do Mundo de Bocha, disputada em Póvoa do Varzim, Portugal. Marcelo dos Santos e Andreza Vitória jogaram duas e ganharam ambas e já estão na próxima fase da competição. Os medalhistas de bronze em Tóquio José Carlos Chagas e Maciel Santos levaram a única que jogaram, sendo que José Carlos também já se garantiu nas quartas de final. Iuri Tauã e Josiane Silva foram os dois que perderam nesta terça-feira (5).

Marcelo dos Santos, na classe BC4, ganhou apertado a primeira contra o britânico Louis Saunders, por 6 a 5. A seguir, não deu chances para o húngaro Gergo Berkes e marcou 12 a 0. Com isso, lidera o Grupo A com mesma campanha do tailandês Pornchok Larpyen e vantagem no saldo total de pontos, 13 contra 11. Os dois já estão classificados para a segunda fase e decidem na terceira e última rodada quem termina como primeiro do grupo.

Andreza Vitória de Oliveira, na classe BC1, também saiu com duas vitórias, mas mais apertadas. No primeiro jogo, superou a sul-coreana Kim Younha nos critérios de desempate após um 3 a 3 no placar. A seguir, resultado mais folgado sobre a tailandesa Satanan Phromsiri, 5 a 1. A representante do Brasil lidera isoladamente a Chave A e fecha a participação na primeira fase contra a checa Katerina Curinova, que perdeu as duas que jogou até aqui. Satanan Phromsiri e Kim Younha duelam pela segunda vaga do grupo na próxima fase da competição em Portugal.

seleção brasileira de bocha copa do mundo de Bocha rio de janeiro  Brasil Portugal
Maciel Santos (dir.), Andreza Oliveira (c) e Iuri Silva (Ale Cabral/CPB/arquivo)

Mais duas do Brasil

José Carlos Chagas de Oliveira e Maciel Santos jogaram apenas uma no primeiro dia da etapa de Póvoa do Varzim da Copa do Mundo de Bocha. José Carlos venceu o canadense Lance Cryderman por 5 a 1, lidera o Grupo B da classe BC1. A chave tem três atletas sendo que dois avançam. O greco Panagiotis Soulanis perdeu as duas e já está eliminado. Já Maciel, campeão na primeira etapa, no Rio de Janeiro, fez 6 a 0 no britânico Will Hipwell e está em primeiro lugar do Grupo A na classe BC2, ao lado do canadense Danik Allard e com vantagem nos critérios de desempate.

Ainda na briga

Na mesma classe de Maciel Santos, Iuri Tauã perdeu por 5 a 2 para o malaio Chee Hoong Lee no único confronto que fez até aqui na competição em Portugal. Ele está no Grupo B e ocupa a terceira colocação. As quatro vagas nas duas chaves da classe ainda estão em aberto. Por fim, Josiane Silva perdeu por 7 a 2 para a eslovaca Michaela Balcova no Grupo A da BC4. Ela também segue viva na briga pela classificação.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia