Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros dominam finais da Copa América de bocha

Dos dez atletas que representam a seleção, sete vão disputar a medalha de ouro e dos três que perderam as semifinais, um foi em confronto contra conterrâneo

Maciel Santos bocha copa américa de bocha Copa do Mundo de bocha em Roma
Maciel Santos (Ale Cabral/CPB)

Sete das oito finais da Copa América de bocha terão brasileiros na disputa. Além disso, dos três que ficaram nas semifinais, disputadas nesta sexta-feira (10), um deles caiu para um conterrâneo. As disputas das medalhas de ouro e das de bronze estão marcadas para este sábado (11). A competição está sendo realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e após os torneios individuais serão realizadas os por equipes.

Na classe BC1 masculina, José Carlos Chagas, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, passou pelo canadense Lance Cryderman na semifinal. Fez 10 a 0 e agora enfrenta o mexicano Eduardo Reyes na disputa da medalha de ouro. Na BC2, os dois brasileiros da classe, Maciel Santos e Iuri Tauan Saraiva da Silva, se encontraram nas semifinais e deu Maciel por 11 a 1. Assim, ele fará a final contra o argentino Luis Cristaldo, enquanto Iuri pega Dubier Paredes, do México, pelo bronze. Antes, nas quartas, Maciel Santos, também bronze na Paralimpíada, fez 9 a 0 no canadense Danik Allard enquanto Iuri Saraiva marcou 11 a 0 em Michael Mercer, mais um representante do Canadá.

copa américa de bocha centro de treinamento paralímpico bocha brasileiros
Competição no CT Paralímpico, em São Paulo (Ale Cabral/CPB)

Nas classes BC3 e BC4, Eliseu Santos e Mateus Carvalho passaram respectivamente pelo canadense Marco Dispaltro, com uma vitória por 5 a 2, e pelo chileno Cristobal Aranda, por 9 a 0. Na final, Eliseu enfrenta o colombiano Euclides Grisales e Mateus pega Dean Acosta, do Peru.

Feminino

Andreza Vitória derrotou por 7 a 0 a colombiana Sindy Gonzalez em uma das semifinais da classe BC1 e fará a disputa da medalha de ouro contra a argentina Ailen Flores. Natali de Faria, na BC2, derrotou Kristyn Collins, outra do país da América do Norte, por 7 a 2 e se classificou para a decisão, onde medirá forças com a salvadorenha Rebeca Duarte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Evelyn de Oliveira ganhou por 8 a 1 por Micaela Salvador, da Argentina, e fará a final da BC3 contra a argentina Stefania Ferrando, que derrotou Evani Calado por 3 a 2 na semifinal. Antes, Evani havia passado nas quartas de final pela peruana María Panca por 10 a 1. Na disputa do bronze, a brasileira pega outra argentina, Micaela Salvador. Ercileide da Silva também caiu na semifinal, da classe BC4. Ela perdeu para a colombiana Leidy Chica por 6 a 3 e vai disputar contra a mexicana Karla Manuel Enriquez o terceiro lugar no pódio. A final dessa classe, vale dizer, é a única que sem brasileiros na Copa América de bocha. Será entre Leidy Chica e Alison Levine, do Canadá.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia