Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros dominam fase de grupos da Copa América de bocha

Todos ficaram em primeiro lugar nas respectivas chaves, sendo que três deles vão disputar as quartas de final e o restante já está na semis

José Carlos Chagas bocha Copa América de bocha fase de grupos
José Carlos Chagas, medalhista de bronze em Tóquio, durante jogo na Copa América (Ale Cabral/CPB)

Os dez brasileiros que estão disputando a Copa América de bocha terminaram a fase de grupos como primeiros colocados das respectivas chaves. Com isso, e por conta da quantidade de atletas em cada uma delas, três representes do país estão classificados para as quartas de final e os outros sete passaram para as semis. A competição está sendo realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Maciel Santos e Iuri Tauan Saraiva da Silva e Evani Calado venceram, nesta quinta-feira (9), os três por 7 a 1, e se classificaram para as quartas de final. Maciel, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, derrotou o equatoriano Delgado Guerrero no Grupo A da classe BC2 e, no D da mesma BC2, Iuri bateu o salvadorenho Mario Sayes. Na disputa por uma vaga na semifinal ambos enfrentam canadenses. Maciel Santos pega Danik Allard enquanto Iuri Tauan encara Michael Mercer. Já Evani derrotou Joelle Guerette, do Canadá, e pega a peruana Maria Panca.

 bocha Copa América de bocha fase de grupos
Evani Calado (Ale Cabral/CPB)

Semifinalistas na Copa América de bocha

Mateus Carvalho, Eliseu dos Santos e Evelyn de Oliveira confirmaram as melhores campanhas nos grupos A das classes BC3 e BC4 masculinas e BC3 da feminina, respectivamente. Com isso, entram direto nas semifinais. Nesta quinta, Mateus fez 10 a 0 no peruano Dean Acosta e Eliseu marcou 6 a 0 no canadense Iulian Ciobanu. Agora, na disputa por uma vaga na decisão, Carvalho pega quem passar de Raul López Rosas, do México, e Cristobal Aranda, do Chile. Eliseu dos Santos terá pela frente o vencedor do duelo entre Nick Taylor, dos Estados Unidos, e Marco Dispaltro, do Canadá. Por fim, Evelyn ganhou duas por 15 a 0, contra a guatemalteca Eimy Tanchez e a peruana Maria Panca, e agora espera quem passar de Joelle Guerette, do Canadá, e Micaela Salvador, da Argentina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Natali de Faria, Andreza Vitória de Oliveira, Ercileide da Silva e José Carlos Chagas venceram uma cada nesta quinta e ficaram em primeiro nas respectivas chaves da fase de grupos com duas vitórias cada. Natali derrotou a mexicana Denisee Martin por 4 a 1 pelo Grupo A da classe BC2 e agora enfrenta a canadense Kristyn Collins na briga por uma vaga na final. Já Andreza fez 11 a 0 na canadense Lois Martin pelo Grupo B da classe BC1 e pega a colombiana Sindy Gonzalez. Ercileide passou pela mexicana Karla Enriquez por 9 a 2 no Grupo B da BC4 e vai jogar a semifinal contra a colombiana Leidy Chica Chica. No masculino, José Carlos Chagas, que conquistou o bronze nos Jogos de Tóquio, bateu Danny Vallejo, do Equador, por 12 a 0 e mede forças contra Lance Cryderman, do Canadá, na semifinal da classe BC1.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia