Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vence 12 dos 13 primeiros jogos da Copa América de bocha

A estreia do Brasil na Copa América de bocha não poderia ter sido melhor. Os atletas do país venceram 12 dos 13 jogos que fizeram nesta quarta

Eliseu dos Santos Copa América de bocha Regional Sul de Bocha
Eliseu dos Santos foi um dos destaques do primeiro dia ao vencer os dois jogos que disputou (WorldBoccia)

O Brasil começou muito bem no primeiro dia da Copa América de bocha, que está sendo disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Dos 13 jogos disputados na estreia, foram nada mais, nada menos do que 12 vitórias dos brasileiros. As competições individuais acontecem até sábado, enquanto domingo e segunda serão disputados os torneios de pares e equipes.

+Todos os resultados dos brasileiros na Copa América

Os destaques desta quarta-feira na Copa América de bocha foram Eliseu dos Santos e Mateus Carvalho, que jogaram duas vezes e venceram ambas. Na classe BC4, Eliseu fez 10 a 1 em Henry Sawyer, dos Estados Unidos, e 6 a 3 em Leonel Arellano, do Chile. Nesta quinta, ele decide o primeiro lugar do Grupo A contra o canadense Iulian Ciobanu, que também venceu os dois jogos que fez. Já Mateus Carvalho, da classe BC3, arrasou quem ele teve pela frente. Ele bateu Nery Yoxón, da Guatemala, por 13 a 0 e Cristian Valdivieso, do Equador, por 15 a 0. Nesta quinta, ele pega o peruano Dean Acosta, que empatou com Valdivieso em 0 a 0 e venceu Yoxón por 5 a 1.

Porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Evelyn de Oliveira disputou apenas uma partida na classe BC3 nesta quarta pela Copa América de bocha e não deu chances para Natalie Chastain, dos Estados Unidos, ao vencer por 14 a 0. Nesta quinta, ela enfrenta Eimy Tanchez, da Guatemala, e Maria Panca, do Peru. Também pela BC3, Evani Calado meteu 17 a 0 em Tatiana Almaraz, do México, e terá pela frente a canadense Joelle Guerette nesta quinta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Campeão paralímpico em Londres-2012 e bronze em Tóquio-2020, Maciel Santos venceu com autoridade o chileno Javier Bastias, do Chile, e completa sua participação na fase de grupos da Copa América de bocha contra Delgado Guerrero, do Equador na classe BC2, que também conta com Iuri Tauan Saraiva da Silva, que bateu o argentino Luis Cristaldo por 5 a 3 na estreia.

Pela classe BC1, Andreza Vitória de Oliveira fez 9 a 1 em cima de Leilani Morales, do México, no feminino, enquanto José Carlos Chagas de Oliveira estreou com uma vitória apertada de 3 a 2 sobre Julian Pineda, da Colômbia. Já na BC4, Ercileide da Silva massacrou por 18 a 0 a argentina Isis Calderón.

A única brasileira a ser derrotada foi Natali de Faria na classe BC2. Ela perdeu para a americana Michele Lynch por 5 a 4, mas tinha vencido na estreia a equatoriana Joselyn León por 8 a 2. Nesta quinta, ela decide sua sorte na Copa América de bocha contra a mexicana Denisse Martin, que venceu Lynch por 4 a 3, mas perdeu para León por 4 a 1, deixando o Grupo A todo embolado com as quatro atletas empatadas com uma vitória e uma derrota.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia