Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Mundial por equipes e “perguntas que não querem calar” (parte 1)

Perguntas interessantes sobre o Mundial por equipes que será realizado em Busan, Coreia do Sul, daqui a uma semana

Jang Woojin, 14º do ranking, é uma das estrelas da Coreia do Sul no Mundial por Equipes (foto: WTT)

O Mundial de Tênis de Mesa por equipes (16 a 25 de fevereiro) vai começar daqui a alguns dias em Busan, Coreia do Sul. Com isso, a WTT lançou algumas questões acerca do evento, que traduzo e complemento abaixo:

“Jogar em casa” poderá levar a Coreia do Sul à glória no Mundial por equipes?

Carregando nos ombros as esperanças do país-sede, a Coreia do Sul está pronta para fazer uma bela exibição no Centro de Convenções BEXCO. E tem potencial para ganhar medalhas tanto no feminino quanto no masculino.

Vindo de três medalhas de bronze seguidas, o time masculino da Coreia do Sul ficou a uma vitória da final no Mundial por equipes em Chengdu-2022. Isto é, os sul-coreanos perderam para os alemães por 3 a 2 em uma semifinal dramática. E destaco que os alemães jogaram com um time totalmente renovado: Dang Qiu, Benedikt Duda e Kay Stumper. Ou seja: sem os experientes Boll, Ovtcharov e Franziska.

Já no feminino, a maré não estava a favor da Coreia do Sul no sorteio. Isto é, o time foi eliminado pelo Japão nas oitavas. Será que as sul-coreanas podem usar esta decepção como combustível para brilhar em casa? Se por um lado a Coreia viu a evolução de Shin Yubin nas últimas temporadas, o Japão apresentou Miwa Harimoto. Mas acredito que as japonesas, com Hayata e Ito, ainda formem um conjunto melhor que o das sul-coreanas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jogar em casa pode fazer grande diferença no esporte, e a Coreia do Sul buscará tirar proveito desse “apoio extra” no Mundial por equipes. Ou seja: os torcedores sul-coreanos vão agitar a sua bandeira com orgulho quando o país receber os melhores do mundo.

Os medalhistas de 2022 poderão dar um passo a mais?

Além dos anfitriões sul-coreanos, os maiores adversários da China pelos títulos em Busan-2024 são a Alemanha e o Japão. E esses país brigarão por medalhas nos dois naipes.

Superando a França e a Coreia do Sul em Chengdu-2022, a Alemanha chegou à final masculina no Mundial por equipes, repetindo a campanha de 2018. Por outro lado, o Japão chegou à final no feminino em 2022, uma campanha que espera melhorar em Busan.

Ambas as finais resultaram em vitórias por 3-0 para a China, deixando a Alemanha e o Japão com as medalhas de prata no Mundial por equipes em 2022. Será que eles podem ir além em 2024? Fique de olho também no time masculino do Japão, que perdeu de 3-2 para a China em uma semifinal épica há dois anos. Naquela ocasião, Tomokazu Harimoto fez dois pontos diante da China (contra Wang Chuqin e Fan Zhendong). De lá para cá, a equipe japonesa ficou mais homogênea, isto é, com a evolução de Shunsuke Togami. Mas pelo que Harimoto tem mostrado nas últimas temporadas, acho que dificilmente conseguirá fazer dois pontos sobre a China novamente. Além disso, vimos o crescimento de Wang Chuqin, vice-líder do ranking e campeão de dois torneios realizados em Janeiro deste ano.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka