Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Ranking mundial pós Pan-Americano-2023 de tênis de mesa

Além das tão almejadas vagas por equipes em Paris-2024, Pan-Americano distribuiu pontos valiosos no ranking mundial

Pan-Americano de Havana-2023: final feminina de simples

O ranking mundial viu grandes mudanças nesta semana. Mas, antes de mais nada, quero parabenizar os bravos mesa-tenistas brasileiros que competiram em Havana pelas medalhas e pela conquista da vaga olímpica por equipes – tanto no masculino como no feminino. Uma campanha muito especial para cada um dos integrantes da seleção brasileira!

Além das almejadas vagas por equipes nos Jogos de Paris-2024, eu havia comentado no post anterior que o Pan-Americano era uma grande oportunidade para os atletas pontuarem no ranking mundial, já que o nível de pontuação de torneios continentais está na média entre os torneios Star Contender e Contender. Ou seja, o título no Star Contender vale 600 pontos, no Pan-Americano vale 500 e no Contender, 400 pontos.

Com os resultados do evento, pudemos ver grandes saltos no ranking mundial da ITTF atualizado nesta terça (19/09/2023). Abaixo alguns dos mesa-tenistas que mais ganharam posições:

Amy Wang (EUA), № 31 do ranking mundial (+37 posições, melhor da carreira)

Amy Wang foi a grande campeã individual no Pan-Americano-2023 em Havana. Tendo conquistado seu primeiro título profissional no WTT Feeder Fort Lauderdale-2023, a mesa-tenista de 20 anos brilhou em Havana. Isto é, ela superou nas quartas Giulia Takahashi, e na sequência venceu de virada (perdia de 1-3) a favorita Adriana Diaz (Porto Rico). Na final, Amy ainda salvou um match point para vencer Bruna Takahashi e ficar com o título. Com os 500 pontos pela conquista, Amy Wang ocupa agora a posição de № 31 do mundo, a melhor de sua carreira.

As finalistas em Havana-2023 Amy Wang e Bruna Takahashi subiram no ranking mundial
Final de simples em Havana-2023. Amy Wang (esq.) e Bruna Takahashi subiram no ranking mundial (fonte: Youtube).

Bruna Takahashi (BRA), № 24 (+13)

Pelo vice-campeonato em Havana, Bruna conquistou 350 pontos no ranking mundial. A nova № 24 do mundo teve quatro vitórias expressivas em Cuba, ou seja, superando adversárias experientes como Mo Zhang (CAN) e Lily Zhang (EUA) em seu caminho até a final. Somando este vice-campeonato às semifinais nos Contenders do Rio de Janeiro e de Túnis, Bruna mostrou grande forma na temporada, e agora pode ter em vista a volta ao Top 20 pela primeira vez desde Setembro do ano passado.

Ranking mundial masculino

Entre os homens, destaque para o chileno Nicolas Burgos, que subiu para a posição de № 51 (+85) do mundo com o vice-campeonato individual. Aos 21 anos, no mesmo dia em que enfrentou Hugo Calderano na final de simples, Burgos vinha de conquista de dois ouros. Isto é: nas duplas mistas (ao lado de Paulina Vega) e nas duplas masculinas (com Gustavo Gomez). A prata nas mistas ficou com Vitor Ishiy/Bruna Takahashi, e nas duplas masculinas, com os argentinos Gastón Alto/Horacio Cifuentes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

E o brasileiro que mais galgou posições no ranking mundial após o Pan-Americano foi Guilherme Teodoro. Ou seja: por ter avançado até as quartas de final em Havana, Guilherme subiu 30 postos e agora é o № 137 do mundo.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka