Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

China e Japão na decisão feminina do Mundial por equipes

Ampla favorita, China conquista o quinto título seguido no Mundial por Equipes

O "dream team" do tênis de mesa feminino atual (Foto: WTT)

Após vários dias de transmissão do Campeonato Mundial por Equipes (ao lado dos narradores Fernando Nardini e Thiago Alves, na ESPN), registro minhas impressões sobre a final feminina entre China e Japão.

Foi uma reedição da final olímpica em Tóquio-2020 e do Campeonato Mundial de 2018 em Halmstad, Suécia – última vez em que o Mundial por equipes havia sido realizado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Contando com as três primeiras mesa-tenistas do ranking mundial, a supremacia da China era evidente. Isto é: as chinesas chegaram à final contra as japonesas tendo perdido apenas um set na competição.

Jogo 1 de China x Japão: Chen Meng x Miyu Kihara

A campeã olímpica Chen Meng abriu a série contra Miyu Kihara (№ 15 do mundo), que não estava na campanha do vice-campeonato Mundial em 2018. Com ambas as jogadoras de estilo clássico, o duelo foi de muitas trocas de bola perto da mesa. A superioridade técnica de Chen Meng obrigava a japonesa a tomar mais riscos nas disputas, ou seja: a golpear mais forte e/ou com mais velocidade, buscando os ângulos. Kihara inicialmente conquistou pontos importantes no lado esquerdo de Chen Meng, acelerando com sua borracha pino no backhand.

+ Curiosidades do Mundial por Equipes em Chegdu, China

Mas Chen Meng logo se acostumou à jogada e passou a ceder menos pontos. E por maiores que fossem os esforços da adversária, Chen Meng logo achava uma solução e pontuava nos momentos chave. Com isso, venceu a partida em três sets: 11-06, 11-08 e 11-08.

Jogo 2 de China x Japão: Wang Manyu x Mima Ito

A segunda partida reuniu a campeã mundial Wang Manyu e a estrela japonesa Mima Ito – ouro nas duplas mistas em Tóquio-2020. Ou seja, era o duelo em que o Japão depositava suas esperanças, apesar da vantagem de 11-2 de Wang sobre Ito nos confrontos diretos.

Assim como na partida anterior, a representante do time japonês começou quente, isto é, tomando mais riscos que o habitual. Chegou a estar na frente na parcial, mas Wang Manyu se recuperou a fechou a série em 11-09.

Wang Manyu (parte de cima) vence Mima Ito no duelo entre China e Japão em Chengdu (Divulgação: WTT)
Wang Manyu (de vermelho) vence Mima Ito no duelo entre China e Japão em Chengdu (Divulgação: WTT)

Na série seguinte, Ito devolveu o placar e igualou as ações: 1 a 1. Este seria apenas o segundo set cedido pela equipe chinesa em todo o campeonato. O terceiro set também foi muito equilibrado, ou seja, com Ito buscando a variação de serviço e a finalização na terceira bola. Mas Wang era sólida na recepção e subia de nível quando mais importava, fechando a parcial pela diferença mínima: 12-10

Esse também foi o tom do quarto set, mas Wang errou ainda menos e venceu a série em 11-5 para fechar o jogo por 3 a 1.

Jogo 3 de China x Japão: Sun Yingsha x Miyu Nakasaki

A terceira partida reuniu a líder do ranking mundial Sun Yingsha e Miyu Nagasaki – № 43 do ranking mundial. Ambas já haviam se enfrentado duas vezes em torneios da categoria juvenil, isto é, em 2017, com vitórias da chinesa.

No duelo com maior diferença de ranking entre as mesa-tenistas, Nagasaki seguiu o plano japonês de tomar riscos e buscar bolas de definição. De maneira geral, Nagasaki conseguia equilibrar as ações até a metade dos sets. Mas a partir daí prevalecia a maior consistência de “Shasha”, que fechou a partida em três sets: 11-07, 11-07, 11-08.

Com o resultado, a China garantiu seu quinto título mundial consecutivo por equipes desde 2012. Vale lembrar que em 2010, as chinesas foram superadas pelas representantes de Singapura.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka