Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Yu Mengyu anuncia aposentadoria – parte 2

Duas vezes quarta colocada em Jogos Olímpicos, mesa-tenista de Singapura Yu Mengyu anuncia aposentaria e relembra momentos marcantes da carreira

Yu Mengyu, de Singapura: próximo passo deve ser como treinadora (Foto: Divulgação)

Aos 33 anos e após 16 temporadas no circuito internacional, Yu Mengyu decidiu “pendurar a raquete” – ao menos como atleta. Duas vezes quarta colocada em Olimpíadas, ela ficou a um passo da tão sonhada medalha, mas sabe que teve uma carreira de sucesso. Abaixo, a segunda parte do texto da edição número 2 da ITTF Magazine:

Celeiro de craques

Talvez uma medalha olímpica tenha lhe faltado, mas Yu Mengyu pode refletir sobre uma carreira da qual muitos invejariam; uma que começou no grande celeiro de talentos do tênis de mesa, Liaoning, no norte da China. Ou seja, se esta província declarasse independência, conquistaria o título tanto no masculino como no feminino no Campeonato Mundial por equipes! Nascida em 18 de agosto de 1989, Yu Mengyu começou a jogar quando tinha cinco anos. “Minha mãe me levou para jogar tênis de mesa pela primeira vez”, disse Mengyu. “Isto é: em outras palavras, minha mãe foi a minha primeira técnica.”

Corrida de 10K três vezes por semana

Membro de um time de 25 garotas, Yu Mengyu passou por um regime de treinamento que mostra por que aquela parte do mundo produziu tantas estrelas de nível mundial. “Na segunda, quarta e sexta, o treino da manhã era uma corrida de 10K das 5h50 às 7h, seguida por duas sessões de treino: das 8h15 às 11h e das 14h15 às 17h. Às vezes, eu fazia treino extra à noite das 18h30 às 20h”, explicou Yu Mengyu. “Às terças e quintas, eu tinha aulas normais pela manhã e treinava à tarde das 14h15 às 17h. À noite, eu fazia treino extra das 18h30 às 20h. E aos domingos, às vezes eu treinava de manhã das 8h15 às 11h e descansava à tarde.”

Mudança para Singapura

Em 2006 aos 17 anos, a atleta se mudou para Singapura. “O Sr. Chen Yong, ex-técnico principal da seleção feminina de Singapura, assistiu aos meus jogos em uma competição juvenil na China”, disse Yu Mengyu. “Satisfeito com minha atuação, ele me convidou para a seleção nacional.” Sem dúvida, para uma adolescente era uma grande decisão; ela tinha que se adaptar. “Bem jovem, pela primeira vez eu tive que enfrentar um novo ambiente. Encarei muitas dificuldades”, destacou Yu Mengyu. “No início, eu sentia muito a falta dos meus pais; a experiência me ajudou a crescer rapidamente e a me tornar independente.”

+He Zhili, a campeã mundial em 1987 que não foi convocada para Seul-1988

Adaptação

Yu Mengyu adaptou-se bem, virou uma integrante popular da seleção nacional de Singapura e está feliz na cidade-estado. “Singapura parece um jardim, é segura e pacífica”, disse. “E há muita comida boa por aqui.” Uma carreira que durou 16 anos no cenário internacional termina, e o futuro? “Espero dar sequência aos estudos, assim melhorando e me aperfeiçoando,” comentou Yu Mengyu. “Como acumulei muita experiência ao longo dos anos, gostaria de passar minha experiência para as gerações mais jovens e treinar aqueles que queiram se tornar jogadores. Ou seja, fazendo isso, posso continuar contribuindo para o desenvolvimento do tênis de mesa.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Tradição de Singapura em 4os lugares: Li Jiawei perdeu na disputa do bronze individual em Atenas-2004 e em Pequim-2008
Tradição de Singapura em 4os lugares: Li Jiawei perdeu na disputa do bronze individual em Atenas-2004 e em Pequim-2008 (Foto: Divulgação)

Fatos olímpicos

Fora Yu Mengyu, nenhuma mesa-tenista mulher, que nunca tenha ganho uma medalha, terminou duas vezes em quarto lugar ou alcançou quatro quartas de finais. Se o regulamento de Barcelona-1992 tivesse sido usado, quando duas medalhas de bronze foram distribuídas, a vida para ela teria sido bem diferente. Em sua única participação olímpica, Li Bun-hui (Coreia do Norte) chegou à final de simples e com Yu Sun-bok, às semifinais nas duplas. Singapura tem um histórico de 4os lugares no individual feminino, isto é: além de Yu Mengyu, Jing Junhong terminou nessa posição em Sydney-2000, Li Jiawei em Atenas-2004 e em Pequim-2008.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka