Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Campeã europeia, Sofia Polcanova figura pela 1ª vez no Top 10

Austríaca ganhou 2 ouros e 1 bronze no Campeonato Europeu em Munique-2022

Sofia Polcanova, campeã europeia
Sofia Polcanova: 3 medalhas no Campeonato Europeu

Com o triunfo no Campeonato Europeu realizado na semana passada em Munique, na Alemanha, a austríaca Sofia Polcanova aparece pela 1ª vez entre as 10 melhores no ranking mundial.

Segundo o WTT, nos últimos 12 meses Sofia Polcanova participou de 14 torneios, sendo os melhores resultados: uma semifinal no WTT Contender Túnis 2021 e uma quarta de final no Singapore Smash. Aos 27 anos, a segunda melhor europeia no ranking mundial ainda tem muito a conquistar.

Lágrimas na final do Campeonato Europeu

Depois de um primeiro set equilibrado, a alemã Nina Mittelham sentiu uma lesão no ombro no segundo set. E depois do tempo médico ela acabou desistindo da disputa de forma inconsolável, isto é, sem conter as lágrimas.

Sofia Polcanova (esq.) consola Nina Mittelham, que por motivo de lesão desistiu na final do Campeonato Europeu
Sofia Polcanova (esq.) consola Nina Mittelham, que por motivo de lesão desistiu na final do Campeonato Europeu (Foto: Divulgação)

Mas depois da final, Sofia Polcanova também chorou. “É uma situação bem triste. Não tenho palavras para Nina. Isso é inacreditável. Desistir na final, eu estaria arrasada. É claro que eu não gostaria de vencer desta forma. Acho que eu merecia vencer, mas esta vitória não é tão bonita como eu havia imaginado. Falei para mim mesma que choraria depois do jogo, perdendo ou ganhando, porque esta semana foi intensa. Joguei quinze partidas no total e todas foram muito difíceis, estou acabada. Minhas emoções estão à flor da pele agora, nem sei o que pensar,” disse Polcanova.

Evolução

No caminho para a final, Sofia Polcanova venceu: Ozge Yilmaz da Turquia (entre as 64), Tin Tin Ho da Inglaterra (entre as 32), Natalia Partyka da Polônia (oitavas), Bernadette Szocs da Romênia (quartas) e Sabine Winter da Alemanha (semifinal).

“Tenho lutado e sonhado tanto com isso. Em 2018 eu fui medalhista de bronze e disse a mim mesma: “Ok, na próxima vez quero ganhar a medalha de ouro”, mas dois anos depois eu estava machucada, então não joguei na minha melhor forma. Agora, quatro anos depois, estou tão feliz”, declarou a campeã.

Antes do individual, Sofia Polcanova já havia garantido duas medalhas no torneio, ou seja: ouro nas duplas com Bernadette Szocs (Romênia) e bronze nas duplas mistas com Robert Gardos (Áustria).

Nina Mittelham

Para chegar à decisão, Nina Mittelham superou: Charlotte Lutz da França (entre as 64), Wan Yuan da Alemanha (entre as 32), Andrea Drogoman da Romênia (oitavas), Yuan Jia Nan da França (quartas) e Shan Xiaona da Alemanha (semifinal).

A técnica da seleção alemã Tamara Boros explicou que Nina havia sentido dor na área do tríceps no dia anterior à final, mas que sentiu a região piorar na partida decisiva. Nina Mittelham deu o seu melhor e começou o jogo, mas depois do set inicial não conseguiu mais suportar a dor.

Desabafo

A mesa-tenista alemã falou: “Não sei o que eu deveria dizer. Você está na final e quer lutar pela medalha de ouro e desde o início você sente que isso não é possível. Fico triste, eu também poderia ter perdido o jogo, mas terminar assim não é legal.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Agora é difícil me sentir feliz sobre a minha medalha de prata, mas em um torneio como este é um longo caminho até a final… e se você consegue chegar lá e tem chance de ganhar o ouro, mas não consegue jogar, o sentimento é bem pior. Agora é bem difícil, mas acho que talvez no futuro eu possa me orgulhar disso. Jogar em casa com tanta pressão do público e de você mesma, e ganhar a prata. Talvez daqui a uma, duas ou três semanas eu sorria quando pensar sobre isso”, refletiu.

+Yu Mengyu, de Singapura, anuncia aposentadoria

E sobre a lesão, Nina Mittelham disse: “Meu braço começou a doer e eu não conseguia golpear a bola com força por causa da lesão. Isto é, eu não conseguia usar força suficiente no meu jogo. É muito chato que isso tenha acontecido.”

Mais em Blog da Lyanne Kosaka