Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Wang Chuqin brilha no WTT Star Contender Budapeste

Campeão de simples e nas duplas mistas (com Wang Manyu), Wang Chuqin é destaque do WTT Star Contender realizado na capital húngara

Wang Chuqin (ao centro): campeão de simples e duplas mistas em Budapeste (Foto: WTT)

Na minha opinião, o grande nome do WTT Star Contender Budapeste foi o chinês Wang Chuqin, de 22 anos. Além do título de simples, o número 14 do mundo também levou o troféu nas duplas mistas (ao lado de Wang Manyu) e ainda foi semifinalista nas duplas ao lado de Ma Long.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Semifinal contra Ma Long

O “GOAT” (maior de todos os tempos), aliás, foi o adversário de Chuqin na semifinal de simples. Numa partida cheia de alternâncias, Wang Chuqin venceu em 7 sets, após ter perdido o segundo set por 2-11. Vale lembrar que ele chegou a estar 0-10 nesta parcial, quando Ma Long aparentemente errou uma recepção de propósito. Isto é, deu um “mercy point” (ponto de misericórdia) para o set não terminar em 0-11. Fato é que Wang Chuqin, estando atrás 1-2 no placar, se recompôs para igualar a partida em 2-2 e depois em 3-3. Até finalmente fechar o jogo no sétimo set por 11-5.

Antes da partida, o “head to head” apontava duas vitórias para cada lado. Ou seja, Ma Long sabia que Wang Chuqin era um adversário perigoso. Agora, a questão que fica é quanto ao futuro de Ma Long na seleção chinesa. Isto é: além de Fan Zhendong (fora dos torneios na Hungria para se dedicar ao Mundial por equipes no final de setembro/início de outubro), aos 33 anos Ma Long também tem que ficar de olho em Wang Chuqin, 11 anos mais jovem.

Na final do WTT Star Contender Budapeste, Wang Chuqin levou a melhor sobre Truls Moregard
Final de simples do WTT Star Contender Budapeste: Wang Chuqin (parte cima) levou a melhor sobre o sueco Truls Moregard (Foto: WTT)

Final: Wang Chuqin x Truls Moregard

Na decisão, Wang Chuqin respondeu à maior criatividade e variação de Moregard (número 5 do ranking) com uma recepção ofensiva, boa seleção de serviços e maior consistência nas trocas de bola. Também cedeu menos pontos de graça e não se intimidou diante das quebras de ritmo impostas pelo sueco de 20 anos. Chuqin (algoz de Hugo Calderano nas oitavas) segue invicto contra Moregard, ou seja: ele agora soma 3 vitórias e nenhuma derrota diante do sueco.

Campanha de Truls Moregard

Truls Moregad fez grande campanha na capital húngara, cidade onde parece se sentir à vontade – tendo vencido o WTT Contender Budapeste-2021. Nas quartas, Moregard venceu o esloveno Darko Jorgic por 3-1, devolvendo a derrota sofrida na final do Top-16 da Europa deste ano. Nas semifinais, venceu por 4-2 Liang Jingkun, número 3 do ranking mundial. Seus bloqueios repentinos e mudanças de tempo causaram problemas ao mesa-tenista chinês, que não conseguiu se desvencilhar das armadilhas e acabou cometendo mais erros que o usual.

Com o vice no WTT Star Contender Budapeste-2022, Truls Moregard vai se firmando entre os grandes, após ter sido um finalista surpreendente no Mundial de Houston-2021.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka