Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Deng Yaping: 100% em Jogos Olímpicos (parte 2)

Deng Yaping, eleita a melhor atleta da China no século 20, relembra as quatro medalhas de ouro conquistadas em dois Jogos Olímpicos

Deng Yaping: eleita a melhor atleta da China no século 20

No post anterior trouxe a primeira parte das reflexões de Deng Yaping acerca de seus sucessos olímpicos, conforme publicado na ITTF Magazine. A seguir, a eleita melhor atleta da China no século 20 relembra dos desafios nos Jogos de Atlanta-1996:

Lidando com a pressão

“Em Atlanta-1996 uma grande tarefa era lidar com a expectativa de eu vencer. Cheguei à final sem grandes problemas, na semifinal eu ganhei de Liu Wei em 4 sets (as partidas eram disputadas em melhor de 5 sets, até 21 pontos). A final seria contra Chen Jing, uma adversária forte – mas eu tinha treinado e me preparado bem. Ela é cinco anos mais velha que eu, tem a mesma idade de Qiao Hong. Quando eu tinha 13 anos, Chen Jing era uma das melhores da seleção nacional chinesa. Na época ela jogava pela província de Hubei. Tinham um time muito forte, isto é: Qiao Hong e Hu Xiaoxin completavam a equipe.”

+Deng Yaping: Atleta da China no século 20 e prefeita da Vila em Pequim-2008

“Eu jogava por Henan, ao lado de He Wei e Li Qi. Na final do Campeonato Nacional Chinês, enfrentamos Hubei e ganhei tanto de Qiao Hong como de Chen Jing, além de ganhar nas duplas com He Wei. Ganhamos por 3-1, ou seja: aos 13 anos eu tinha vencido todos os meus jogos e logo fiquei conhecida. Dali em diante, sempre venci Chen Jing. Ambas estávamos na seleção nacional chinesa na temporada 1986-1987, e treinamos juntas depois dos Jogos Olímpicos em Seul-1988 (edição na qual Chen Jing tornou-se a primeira campeã olímpica na história do tênis de mesa). Mais tarde em 1989, no 40º Campeonato Mundial de Dortmund (Alemanha), Qiao Hong e eu vencemos Chen Jing e Hu Xiaoxin na final feminina de duplas.”

Tira-teima em Atlanta-1996

“Para os Jogos Asiáticos em 1990, só quatro jogadoras de um país podiam competir. Sem dúvida foi uma decisão difícil, mas Hu Xiaoxin e Chen Jing não foram convocadas para a equipe.”

“Com isso, Chen Jing deixou a China e se mudou para Taiwan. Naturalmente, ambas queríamos ganhar o ouro em Atlanta-1996. Era um grande encontro, e quem jogasse melhor no dia sairia com a vitória. Ganhei os dois primeiros sets, mas quando o placar estava em 15-15 no terceiro, houve uma paralisação. Isto é: um homem agitando uma grande bandeira de Taiwan criou confusão no público. O jogo parou e o torcedor foi retirado do ginásio.”

Pódio do tênis de mesa (ndividual) em Atlanta-1996: Chen Jing, Deng Yaping e Qiao Hong
Da esq. para direita, pódio em Atlanta-1996: Chen Jing, Deng Yaping e Qiao Hong (Crédito: CFP)

Foco

“O jogo foi reiniciado, mas quando você está jogando, quer continuar. Qualquer interrupção dá ao adversário a chance de repensar e de acreditar que ainda pode vencer. Perdi o terceiro set por 22-20 e minha cabeça estava uma bagunça, eu não estava pensando direito, não estava focada. Ou seja: eu estava pensando no que havia acontecido, no motivo de ter perdido o terceiro set. E eu não tinha ideias claras sobre como venceria o quarto set. Logo Chen Jing se recuperou e empatou a partida. Eu estava insegura.”

Deng Yaping x Chen Jing: quinto set

“Era essencial que eu ficasse positiva e focada. No entanto, a situação tinha mudado: agora Chen Jing sabia que tinha uma chance. Mas quando o quinto set começou, eu estava focada novamente. E ela não estava suficientemente positiva, isto é: ela agora estava insegura e eu, mais forte.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Ela sacou, eu fiz 3-2. A seguir ganhei todos os pontos no meu saque e abri 8-2. Então fiz 10-2 e trocamos de lado. Era crucial que eu permanecesse totalmente focada. Eu tinha uma boa vantagem, mas poderia ser perigoso se eu relaxasse. Ganhei o quinto set por 21-5 e mantive o meu título, mas foi de fato uma partida duríssima.”

Pós-jogo

“Depois da final do individual eu estava esgotada emocionalmente, ou seja: dar entrevistas depois do jogo foi extremamente difícil. Contive as minhas emoções, mas de verdade, eu só queria sair dali e chorar sozinha num canto. A cerimônia de premiação é sempre cheia de lágrimas e de emoção… e estar no topo do pódio e ser coroada campeã olímpica é uma sensação realmente incrível. Foi o maior momento da minha carreira.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka