Siga o OTD

Beisebol

Dois jogadores do time de Yan Gomes desistem de jogar a MLB

Por causa da pandemia, Ryan Zimmerman e Joe Ross, companheiros do brasileiro no Washington Nationals, desistem de jogar a temporada

Ryan Zimmerman, do Washington Nationals (Reprodução/MLB.com)

A temporada 2020 da MLB está marcada para começar no dia 23 de julho, só que as desistências por parte de alguns jogadores já começaram. Só do Washington Nationals, time do brasileiro Yan Gomes e atual campeão da liga, Ryan Zimmerman e Joe Ross anunciaram que estão fora por causa dos riscos latentes da pandemia.

Aos 35 anos, Zimmerman, veterano com 15 temporadas disputadas, todas pelos Nationals, explicou a situação da família. A uma mãe está no grupo de alto risco, fora que ele tem um recém-nascido em casa. Participar da temporada da MLB poderia trazer riscos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Por ser uma temporada totalmente diferente, essa é a melhor decisão para mim e minha família”, disse Zimmerman à “Associated Press”.

Joe Ross, 27 anos, arremessador destro e com cinco temporadas de experiência na liga, também pediu dispensa dos Nationals por motivos familiares.

Como ambos não estão no grupo de risco, não receberão salário completo pela temporada 2020 da MLB. Pelo acordo trabalhista, cada um irá receber 35% após a desistência.

+ Copa do Mundo sub-23 de beisebol é adiada para 2021

As baixas são significativas para os atuais campeões. Yan Gomes e companhia terão que buscar no mercado ou na própria base peças de reposição.

Yan Gomes, do Wasginton Nationals, MLB, pandemia temporada
Yan Gomes, do Wasginton Nationals, MLB (Facebook/Nationals)

Preocupação

Os Estados Unidos passam pela segunda onda do novo coronavírus e, diferentemente da NBA, a MLB não irá concentrar as partidas em um único local, o que pode trazer ainda mais riscos.

Diante deste cenário de incerteza, outros atletas também pediram dispensas. Além dos dois companheiros de Yan Gomes nos Nationals, Ian Desmond, do Colorado Rockies, e Mike Leake, do Arizona Diamondbacks, também anunciaram que estão fora da temporada 2020 da MLB.

+ Beisebol 5 participará dos Jogos Olímpicos da Juventude

Efeito colateral

Se a MLB, com todo seu poder econômico, está sofrendo para colocar os times em campo, obviamente que as ligas menores estão em condições piores. E diante da crise provocada pela pandemia, pela primeira vez desde 1901, elas não serão realizadas.

As ligas menores servem de laboratório para os jogadores mais jovens antes da MLB, mas também são fundamentais para absorverem uma grande quantidade de jogadores que nunca chegarão na MLB. Michael Jordan, por exemplo, disputou uma delas em 1994.

Sem temporada, muitos desses jogadores ficarão sem renda em 2020, causando ainda mais estrago no beisebol americano.

Mais em Beisebol