Siga o OTD

Softbol

Beisebol 5 participará dos Jogos Olímpicos da Juventude

Modalidade fará sua estreia em 2022, na edição que será disputada em Dakar, no Senegal

A próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude acontecerá somente em 2022 em Dakar, no Senegal. Contudo, na última semana, a organização anunciou que o beisebol 5 fará parte do programa de modalidades da competição.

As edições dos Jogos Olímpicos da Juventude tem como uma das marcas o teste de novas modalidades, desde de sua primeira edição em 2010. Entre os acréscimos estão disputas entre equipes mistas e esportes disputados na areia.

“Beisebol 5 é uma nova versão de rua com cinco entradas do jogo de beisebol/softbol que pode ser jogada em qualquer lugar”, explica Riccardo Fraccari, presidente da WBSC (Confederação Mundial de Softbol de Beisebo). “Essa disciplina urbana mais rápida ajudará a levar beisebol e softbol a novos lugares que não eram possíveis antes”.

Igualdade de gênero

Um elemento-chave do jogo é a igualdade de gênero na disputa. Com equipes com jogadores homens e mulheres, que se encaixam perfeitamente no que são os Jogos Olímpicos da Juventude. Será a primeira vez que, em um esporte coletivo, não haverá medalhas para homens e mulheres, mas apenas para equipes mistas. 

Na primeira Copa do Mundo de Beisebol da Juventude, que está programada para ser realizada em dezembro no México, as equipes serão formadas por oito jogadores, com um número igual de homens e mulheres, e com um mínimo de dois jogadores por gênero em campo ao mesmo tempo. 

Ver essa foto no Instagram

#PlayEveryWhere Zambia 🇿🇲 @zambia_baseball

Uma publicação compartilhada por 🖐Baseball5 (@wbsc_baseball5) em

Este novo formato de beisebol, lançado pela WBSC em 2017, oferece uma variação menor, de menor custo, de ritmo mais rápido e mais acessível do jogo tradicional. Pode ser jogado em quase qualquer lugar, em qualquer superfície e não requer qualquer equipamento além de uma bola de borracha.

Como é o jogo

Cada jogo apresenta apenas cinco entradas jogadas por cinco jogadores em campo de cada lado, em oposição aos nove jogadores tradicionais por lado e nove entradas. Os atletas não usam taco, apenas as mãos nuas para acertar e arremessar as bolas.

“A inclusão do beisebol 5 nos Jogos Olímpicos da Juventude é a meta que estabelecemos desde o início do projeto em 2017. Estamos orgulhosos de alcançá-lo”, explica Fraccari. “Nossa mais nova disciplina tem visto um tremendo crescimento nos últimos anos. Sua acessibilidade aumentou nossa capacidade de desenvolver nosso esporte globalmente e trazer as habilidades e os valores do beisebol/softbol para jovens em comunidades carentes”.

+O pioneirismo de Tiffany e o que diz a ciência

Notavelmente, o beisebol 5 já foi usado para introduzir com sucesso o beisebol/softbol em toda a África, com o Projeto de Desenvolvimento Africano da WBSC oferecendo programas de apoio e treinamento às Federações Nacionais em países como  Costa do Marfim , Quênia, Lesoto, África do Sul, Tanzânia, Tunísia e Zâmbia.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Levamos o beisebol 5 para as ruas, a escola … em todos os lugares”, explica Saber Jlajla, Presidente da Federação Tunisina de Beisebol e Softbol.

Sempre inovando

Antes de sua estréia nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2022, a nova disciplina também foi exibida como parte do programa de iniciação esportiva realizado durante a edição de Buenos Aires 2018. Desde então, o beisebol 5 foi adicionado ao Programa de Educação Física da Escola Secundária de Buenos Aires.

A adição da nova disciplina ao programa esportivo de Dakar 2022 será a primeira vez que o beisebol/softbol será destaque nos Jogos Olímpicos da Juventude. Além disso, seu formato exclusivo também o tornará o primeiro esporte de equipe olímpica a contar com equipes de ambos os sexos. À medida que a contagem regressiva para a Olimpíada da Juventude Dakar 2022 continua, fica claro que a inclusão do beisebol 5 marcará outro marco na história da competição como campo de testes para novos e emocionantes formatos de eventos

Mais em Softbol