O Minas voltou a se apresentar à torcida na Arena UniBH em clima de festa após a conquista da Copa Super 8, levantada no último sábado. Na noite de quarta-feira (4), a equipe mineira venceu o Aguada, do Uruguai, por 94 a 62, em duelo válido pela fase de grupos da Champions League das Américas de basquete. O resultado garantiu a classificação do clube aos playoffs do torneio continental. Ao final da partida, o técnico Léo Costa conversou com o Olimpíada Todo Dia e avaliou o momento vivido pelo Minas.
- Ponto a mais de pivô faz a diferença contra armador em duelo de brasileiros na EuroLiga
- Yuri Mansur faz terceiro e quarto lugares em provas em Bordeaux
- Minas perde para o Boca e fica em 2º na Champions das Américas de Basquete
- Minas passa com autoridade pelo Tijuca e mantém pressão na liderança
- Rio Open de canoagem tem mudança na programação
A equipe tem mantido presença constante nas fases decisivas das principais competições nacionais e internacionais. Na última temporada, o Minas terminou com o vice-campeonato do NBB e da Copa Super 8. Já na Champions League das Américas, o time mineiro teve como melhor resultado o terceiro lugar nas edições 2020-21, 2021-22 e 2022-23.
“Falar que a gente vinha ficando no quase acaba sendo uma visão um pouco superficial do trabalho. A gente joga competições de altíssimo nível contra equipes com investimento maior que o nosso. Temos conseguido todos os anos estar entre os times de cima, por sete anos consecutivos, o que não é nada fácil”, afirmou.
Léo destacou ainda a importância das conquistas recentes para a consolidação do projeto do clube. Com o título da Copa Super 8, o Minas voltou a celebrar um troféu nacional, repetindo o feito de 2022. Para o comandante, a conquista reforça a consistência do trabalho desenvolvido.
“É claro que a gente quer coroar sempre com o título, mas somente uma equipe fica com o troféu. Não à toa o Franca, que vem mantendo uma base de alto investimento, ganhou os últimos quatro NBBs”, analisou. “Chegamos a uma final inédita no ano passado. Conseguimos agora o título da Copa Super 8. Acho que o trabalho está sendo consistente e espero que a gente consiga manter isso.”
Em busca do equilíbrio?
Dentro de quadra, a vitória sobre o Aguada também refletiu uma das principais características do Minas na temporada: o ritmo intenso. Mesmo sofrendo 25 pontos no primeiro quarto, o time terminou o período em vantagem e manteve o controle do jogo até construir a larga diferença no placar. Questionado sobre o equilíbrio entre ataque e defesa, Léo Costa explicou que o alto número de pontos sofridos está diretamente ligado à proposta de jogo adotada.
“A gente é a equipe que mais joga em transição do NBB. O nosso pace é o mais alto da liga. Isso aumenta os números de pontos tentados dos dois lados”, explicou. “Então a gente precisa estar mais focados em quantos pontos por posse de bola a gente tem. Na minha visão, já temos um bom equilíbrio entre defesa e ataque.”
O treinador reconheceu, porém, que ainda há espaço para evolução, especialmente no aspecto defensivo, e apontou a Copa Super 8 como um marco importante nesse processo.
“Claro que temos pontos a melhorar e corrigir. Penso que no Super 8 a gente conseguiu uma evolução neste aspecto em termos de concentração, aplicação dos atletas e intensidade de jogo”, completou.
SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Você deve estar logado para postar uma comentário Login