A noite desta quarta-feira (04) marcou a volta do Minas ao seu ginásio após a conquista do bicampeonato da Copa Super 8. Assim, a equipe mineira encarou o Aguada (URU), abrindo a terceira e última janela do Grupo C da Basketball Champions League Americas (BCLA). Não teve clima de “oba-oba” para a Tempestade e ressaca da festa, azar dos uruguaios que perderam por 94 a 62. Desse modo, o time soma a quarta vitória em cinco jogos e pode se garantir em primeiro para as quartas, caso o Boca Juniors não vença na quinta.
- 10 anos de OTD, 10 anos que mudaram a história do esporte brasileiro
- “Melhor decisão da minha vida”, diz Mafê Costa sobre treinar na Austrália
- Edwarda Oliveira garante vitória brasileira em torneio de parabadminton
- NBB 2026/27 define tabela do 1ª turno completa do torneio nacional
- Brasil perde para o México nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2027
SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O jogo
Foi um atropelo do Minas, sobretudo, no terceiro quarto, quando fizeram o triplo dos pontos do adversário, 24 a 8. Antes disso, por um breve momento na parcial inicial, o time brasileiro ficou por três pontos atrás no placar. Mesmo assim, terminaram com 30 a 25 para construir uma gradativa e consistente vantagem. Ampliou com 20 a 16 na etapa seguinte, ainda com algum nível de resistência por parte dos uruguaios.
No entanto, Alexandre Paranhos (14), Rafael Rachel e Juan Arengo (13 cada), Erik McCree (12) e Wini Silva (11) comandaram a arrancada do Minas na volta do intervalo. Cinco atletas com dois dígitos na pontuação traduzem o famoso jogo coletivo que o técnico Léo Costa tanto prega. É o mesmo jogo que se impôs diante do Pinheiros, na final da Copa Super 8, dentro da casa adversária. Aliás, com essa conquista, a Tempestade já se garantiu na próxima edição de BCLA.
Por fim, a equipe da casa seguiu com o pé no fundo do acelerador no quarto decisivo, com um momento de 33 pontos de vantagem. Fechou a parcial em 20 a 13 e já estava classificado para a próxima fase.
A única possibilidade para o Minas não terminar em primeiro é com o Boca Juniors vencendo o Aguada e, em seguida, superar a Tempestade. Ambos ficariam com quatro vitórias e duas derrotas, com desempate em confrontos diretos. A vantagem de encerrar em primeiro é enfrentar o segundo do Grupo D, nas quartas, em melhor de três jogos com os últimos dois em seu ginásio.