Siga o OTD

Basquete

Brasil enfrenta o Sudão do Sul nesta segunda-feira

Depois de treinos em São Paulo e na Austrália, seleção brasileira de basquete encara o Sudão do Sul em preparação para a Copa

Brasil se prepara para a Copa do Mundo de basquete masculino contra o Sudão do Sul
(Foto: Divulgação/CBB)

Após 20 dias de treinos, o Brasil faz o seu primeiro teste para a Copa do Mundo de basquete masculino nesta segunda-feira (14), às 4h30 (horário de Brasília). A equipe comandada pelo técnico Gustavo de Conti enfrentará o Sudão do Sul, na abertura do Boomers x World, em Melbourne, com transmissão ao vivo da ESPN.

A partida amistosa é a primeira de uma série de cinco antes da estreia no Mundial contra o Irã, no dia 26 de agosto, em Jakarta, na Indonésia. Os jogos servirão também de observação para o grupo, que conta com 14 atletas. Para a Copa do Mundo, Gustavinho terá que reduzir o número para 12. Em Melbourne, o Brasil ainda encara a Austrália no dia 16 e a Venezuela no dia 17.

“É um momento bom para jogarmos, estamos felizes de entrar em quadra depois de tantos dias de treinos. Hora de vermos em que estágio estamos, o que podemos melhorar, entre outros”, citou o ala Vitor Benite.

O Sudão do Sul é uma das surpresas da próxima Copa do Mundo. Tem como técnico o ex-jogador da NBA, Luol Deng, que organizou a federação nacional e trouxe atletas com experiência na NBA como Wenyen Gabriel, Marial Shayok, Nuni Omot e Carlik Jones.

Depois do torneio em Melbourne, o Brasil vai para Shenzhen, na China, onde joga nos dias 20 e 21 a Solidarity Cup, contra Itália e Sérvia. Aí então ruma para Jakarta para a Copa do Mundo.

Copa do Mundo de basquete masculino

O Brasil está no Grupo G do Mundial de basquete masculino, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesse estágio, será formado uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.

A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.

Convocados

ARMADORES
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Fenerbahce-TUR

ALAS/ARMADORES
Georginho – SESI Franca
Vitor Benite – Gran Canaria-ESP

ALAS
Gui Santos – Golden State Warriors-EUA
Leo Meindl – Tokyo-JPN
Didi Louzada – Flamengo

ALAS/PIVÔS
Gabriel Jaú – Flamengo
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – Venezia-ITA
Tim Soares – Nagoya-JPN

PIVÔS
Felipe dos Anjos – Andorra-ESP
Cristiano Felício – Granada-ESP

*Da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete