Siga o OTD

Basquete

Oito equipes disputarão a temporada 2023 da LBF

Oito equipes de quatro estados diferentes disputam a temporada 2023 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Competição começa em 8 de março

LBF - Montagem com fotos de atletas dos oito clubes participantes
(Foto: divulgação/LBF)

As equipes estão definidas! Faltando exatamente um mês para a bola subir, a Liga de Basquete Feminino divulga a lista dos clubes que disputarão a LBF 2023. Quatro estados e três regiões do país serão representados por AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc/Blumenau-SC.

A tabela de jogos do primeiro turno também está definida. A partida de abertura será em 8 de março, quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h30 (sempre pelo horário de Brasília), com o duelo entre SESI Araraquara e BAX Catanduva, no ginásio do SESI em Araraquara (SP).

No dia seguinte, 9 de março (19h30), o Unisociesc/Blumenau estreia em casa contra a AD Santo André, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC). Em seguida, na sexta, 10 (19h30), é a vez do atual campeão Sampaio Basquete receber a Sodiê Mesquita no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). Por fim, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam no sábado, 11 de março, às 18h , no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP).

+ Yago Mateus é alvo de racismo na Espanha em jogo da Eurocup

O formato de disputa permanece similar ao das últimas temporadas. Serão 56 jogos na fase de classificação, disputada em turno e returno, que definirão a posição de cada equipe para o chaveamento dos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva.

Projetos sólidos e longevidade dos clubes participantes

Todos os clubes participantes possuem boa experiência na liga. BAX Catanduva, Sodiê Mesquita e SESI Araraquara, os mais jovens, farão sua quarta participação, cada. Ituano Basquete (campeão da liga em 2021) e Unimed Campinas, campeão em 2018 vão para a quinta temporada. O tricampeão Sampaio Basquete disputará sua sétima edição (excluindo a temporada de 2020, cancelada pela pandemia de covid-19), assim como o Unisociesc/Blumenau, vice-campeão em 2021. O recordista é Santo André, presente desde a primeira edição, realizada em 2010/2011, quando também foi campeão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com projetos sólidos e gestões responsáveis, portanto, os clubes já começaram a se reforçar antes mesmo da chegada de 2023. O Sampaio Basquete foi o primeiro a anunciar novidades. Entre elas estão as alas/pivôs Mari Dias (ex-Ituano Basquete) e Manu de Oliveira (ex-Vera Cruz Campinas) e, mais recentemente, a argentina Melisa Gretter, além dos retornos de Érika, Tainá Paixão, Rapha Monteiro, Patty, Alana e do treinador Cristian Santander.

Equipes se reforçam

Outro que também tem investido forte é o BAX Catanduva. O clube paulista já trouxe as experientes Gil, Casanova e Tati Pacheco, as jovens Dry, Giovanna Carey e Stéfane, além de ter renovado com a cestinha Thaissa e a pivô Juliana.

Atual bicampeão paulista, o SESI Araraquara manteve a base do elenco de 2022. Mas a equipe também anunciou as chegadas das alas Jaqueline (segunda maior cestinha da história da LBF, com 2.577 pontos) e Stephany, ambas ex-Santo André.

Com nova identidade visual para 2023, a Sodiê Mesquita segurou Thayná, MVP das últimas duas temporadas, além de Mayara Rayane e Nazinha. O time carioca apresentou vários jovens reforços, como Bia (ex-Sport), Milena (ex-Santo André), Bruna (campeã sub-23 pelo Foz Basquete) e Thamara (bronze no mundial sub-19 em 2011, que retorna as quadras após hiato).

O Ituano Basquete terá o retorno de Antonio Carlos Barbosa ao comando técnico da equipe, com Bruno Guidorizzi assumindo a categoria de base rubro-negra. O galo renovou com a veterana Joice e a pivô Maria Carolina, mas também anunciou a volta da ala Palmira, campeã brasileira pela equipe em 21, e as chegadas de Aninha e Bianca, ex-atletas andreenses.

Por fim, o Unisociesc/Blumenau garantiu a permanência de boa parte do grupo. O time também anunciou as chegadas da armadora paraguaia Maria Belén e da pivô Thamires, ex-Sport e MVP do Brasileiro sub-23 2022.

Mais em Basquete