Siga o OTD

Basquete

Yago Mateus é alvo de racismo na Espanha em jogo pela Eurocup

Armador brasileiro do time alemão Ratiopharm Ulm foi atacado por torcedores do Joventut Badalona. CBB, agência do jogador e time espanhol cobram investigações

Yago Mateus acerta com o Flamengo racismo eurocup basquete Ratiopharm Ulm
(Instagram/yagomateus02)

O armador brasileiro Yago Mateus, jogador do time alemão Ratiopharm Ulm, foi alvo de racismo por parte de torcedores do Joventut Badalona, da Espanha. Foi durante partida disputada na terça-feira (7), no Palau Municipal d’Esports de Badalona, válida pela fase de grupos da EuroCup de basquete masculino. Tanto a equipe de gerencia a carreira do atleta, quanto a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) cobraram investigação e punição aos culpados.

Yago Mateus foi chamado de “mono”, “ou macaco” em espanhol, em um momento de bola morta na partida. O brasileiro parece não ouvir, mas os insultos feitos por uma torcedora do time adversário foram flagrados por uma câmera de transmissão (veja abaixo). Alguns outros torcedores ao redor se divertem com os xingamentos.

+ Cinco brasileiras avançam às quartas do Mundial de skate park

‘Revoltante e triste’

“Graças a Deus eu não ouvi na hora, porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa. Nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a seleção brasileira. Não consigo entender o motivo. É revoltante e triste ver que acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude”, afirmou Yago Mateus sobre o racismo sofrido.

Investigação e Punição

A A11 Sports, agência que gerencia a carreira de Yago, afirma estar em contato com a diretoria do clube alemão e vai acionar a organização do campeonato pedindo posicionamento e sanções. A CBB emitiu nota repudiando “veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos.” A entidade disse que também que vai protocolar junto à EuroCup pedido de investigação “para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e punidos na esfera esportiva e civil, de acordo com as leis espanholas.”

Yago Mateus racismo eurocup basquete Ratiopharm Ulm CBB
(arte/CBB)

Nota do time espanhol

No início da tarde desta quarta-feira, pelo horário de Brasília, o Joventut Badalona emitiu uma nota oficial, sem citar o nome de Yago dos Santos ou a torcedora. Nela, afirma ser contra qualquer tipo de “comportamento e ou comentários intimidatórios, vexatórios, racista e ou xenófobo”, e diz também que vai colaborar com as investigações.

“Arran de les imatges recollides en la retransmissió televisiva d’ahir 7 de febrer de 2023, durant el partit Club Joventut Badalona – Ratiopharm Ulm, volem expressar que:

Els valors de la Penya, des de la seva fundació el 1930, han estat presidits per un profund amor per l’esport en general i pel bàsquet en particular. Una estima que no s’entén sense l’absolut respecte per rivals, àrbitres i aficionats que ens venen a visitar a l’Olímpic de Badalona cada setmana.

Rebutgem enèrgicament qualsevol tipus de comportament i/o comentari intimidatori, vexatori, racista i/o xenòfob en les nostres instal·lacions i en qualsevol dels camps on els nostres equips disputen els seus partits.

Ja hem posat els vídeos en coneixement de les autoritats competents perquè els analitzin, posin en marxa les actuacions necessàries i prenguin les decisions corresponents. Com sempre, el Club Joventut Badalona collaborarà en el que calgui amb les autoritats i acatarà les decisions que se’n derivin.

Ser el bressol del bàsquet representa un gran honor, però també comporta una immensa responsabilitat, per custodiar valors com la integració, respecte, convivència, igualtat, diversitat, esforç, treball en equip i companyonia que transmetem als més de 500 nens, nenes i adolescents que nodreixen el nostre planter.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Basquete