Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vence na Copa América masculina de basquete CR

Seleção Brasileira masculina venceu o Canadá na Copa América de basquete em cadeira de rodas. Equipe feminina do Brasil perdeu no seu primeiro jogo

Brasil Copa América de basquete em cadeira de rodas
Lance do jogo entre Brasil e Canadá no masculino (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

A Copa América de basquete em cadeira de rodas começou nesta quarta-feira (13), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e a Seleção Brasileira masculina derrotou o Canadá por 66 a 52. A equipe feminina também fez sua partida de estreia contra o time norte-americano, mas foi vencida por 85 a 39.

Na partida de estreia contra o Canadá, a Seleção Brasileira masculina abriu o placar já nos primeiros momentos de jogo. No primeiro contra-ataque canadense ocorreu o empate. O primeiro quarto foi acirrado, mas os brasileiros levaram a melhor com 20 a 16. O segundo quarto terminou em 37 a 30 e contou com boas disputas de bola e lances livres convertidos para o Brasil. No terceiro quarto, os brasileiros seguiram com a vantagem e finalizaram com 45 a 40.

A maior elasticidade na pontuação veio no quarto e último set quando o placar chegou a ter 15 pontos de diferença (57 a 42). A partida terminou em 66 a 52. Maior pontuador da partida foi Anderson Ferreira, com 30 pontos.

“Foi um grande dia para mim, como atleta, por ter vencido uma grande seleção como o Canadá. Estou em êxtase, não pela minha performance, mas pelo o nosso Brasil. O próximo jogo é contra a Argentina, será jogo de detalhes”, celebrou Anderson.

Já a técnica da Seleção Brasileira masculina, Ana Cardoso, avaliou a vitória como importante e positiva. “É um trabalho passo a passo, resultado de estudo de vídeos, utilizar da melhor forma a estrutura que nós temos aqui. O Brasil sempre teve muitos talentos e agora, a gente uniu esses talentos. Eles estavam muito focados na defesa e sabíamos que esse seria o diferencial”.

Seleção feminina

A Seleção Brasileira feminina também fez sua estreia contra o Canadá nesta quarta. A equipe canadense se manteve a frente durante toda a partida e já nos primeiros minutos de jogo abriu o placar. O primeiro quarto terminou com o placar de 21 a 14. No segundo e terceiro quartos, as canadenses se distanciaram das brasileiras e fecharam os períodos com 50 a 23 e 68 a 32, respectivamente.

+ Rafael Matos e Vega Hernandez vencem a 1ª no ATP de Bastad de tênis

Últimos pontos brasileiros foram marcados em lances livres. Nos 30 segundos finais, as canadenses conseguiram achar uma brecha na defesa brasileira e marcaram os últimos dois pontos da partida. Placar final: 85 a 39.

A canadense Kady Dandeneau foi a cestinha da partida com 36 pontos. A maior pontuadora do Brasil foi Débora Costa com 12 pontos.

Programação da Copa América

Ao todo, participam da Copa América oito equipes femininas e sete masculinas. As equipes femininas que participam desta competição são Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos. Já no masculino participam Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico.

A Seleção Brasileira feminina retorna à quadra nesta quinta-feira, 14, contra a Bolívia, às 15h (horário de Brasília). Na sexta-feira, 15, a equipe masculina do Brasil enfrenta a Argentina, às 17h e as mulheres jogam contra a Guatemala, encerrando a participação na primeira fase.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia