Siga o OTD

Basquete

Mogi das Cruzes vence na Argentina e conquista o título da Liga Sul-Americana

Depois de ganhar em casa os dois primeiros jogos da final, o Mogi das Cruzes conquistou na noite desta quarta-feira de forma invicta o título da Liga Sul-Americana ao vencer o Weber Bahia Basket, em Bahia Blanca, na Argentina, por 84 a 81. Depois de começar bem o jogo e abrir quatro pontos de vantagem no primeiro quarto, a equipe paulista levou a virada e chegou ao último período perdendo por três prontos, mas virou nos momentos finais e chegou à vitória.

O americano Shamell foi escolhido pela organização como o melhor jogador da Liga Sul-Americano. Na decisão, ele teve também um grande desempenho. Fez 21 pontos, pegou seis rebotes e deu seis assistências. Mas cestinha da decisão foi outro atleta nascido  nos Estados Unidos, Tyrone Curnell, que fez dois pontos a mais do que seu compatriota.

A grande diferença do duelo contra o Weber Bahia Blanca foi no aproveitamento nos arremessos de três pontos. Enquanto o Mogi das Cruzes acertou 12 das 29 tentativas, os argentinos só fizeram três de 27 arremessos. Shamell matou quatro de nove bolas de três pontos, mas o melhor desempenho foi de Tyrone, que fez três das quatro que tentou e ainda pegou nove rebotes, tornando-se o principal destaque da equipe na final.

Campanha invicta na Liga Sul-Americana

A campanha feita pelo Mogi das Cruzes foi histórica. Na primeira fase, a equipe paulista teve problemas apenas em sua estreia, quando bateu o Defensor Sporting (URU), por 78 a 72. Na sequência, os mogianos venceram o Regatas Lima (PER), por 95 a 69, e o anfitrião da chave, Gimnasia de Comodoro (ARG), por 86 a 76, e terminaram na primeira colocação do Grupo A da competição.

Se na primeira fase os problemas foram mínimos, o Mogi dominou ainda mais seus adversários na fase semifinal. Na estreia, o time paulista bateu novamente o Gimnasia de Comodoro (ARG), por 86 a 67, com grande quarto final. Depois os mogianos fizeram duelo brasileiro contra o Paulistano e não tiveram compaixão, vitória por 90 a 59. Na última rodada, os comandados de Guerrinha fizeram confronto direto pela vaga na final da Liga Sul-Americana e venceram o Hebraica Macabi, anfitrião do Grupo F, por 82 a 69.

Nas finais, foram três vitórias, 77 a 72 na primeira partida, 80 a 77 na segunda e 84 a 81 sobre o jovem time do Weber Bahia Basket, coroando a conquista da Liga Sul-Americana de forma invicta. Com o resultado, era para Mogi das Cruzes estar garantido na Liga das Américas ao lado de Flamengo e Bauru, mas a suspensão imposta pela Fiba à CBB vai impedir a presença dos clubes brasileiros na competição.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete