Siga o OTD

Basquete

Unifacisa vence Caxias pela 2ª vez e vai às quartas de final do NBB

Unifacisa derrotou pela segunda vez o Caxias e garantiu a classificação para enfrentar o Minas nas quartas de final do NBB

unifacisa x caxias nbb
Divulgação/Unifacisa

O basquete Unifacisa entrou em quadra na noite desta sexta-feira, para receber o Caxias do Sul no Jogo 2 das Oitavas de Final do NBB e escreveu história mais uma vez. O time de Campina Grande dominou e fechou a série em 2 a 0, vencendo o Jogo 2 pelo placar de 81 a 67. Com o resultado a Unifacisa conquista um feito inédito na história do esporte paraibano, se tornando a primeira equipe a garantir uma vaga em uma competição internacional, a Sul-Americana. A equipe também consolidou a campanha de 2021/2022 como a melhor do time desde que entrou na competição.

Os destaques da partida ficaram por conta de Antônio e Crescenzi, cestinhas da partida com 19 pontos cada. Gerson com 11 pontos, 5 rebotes e 1 assistências, seguido por André Góes, que anotou um duplo-duplo de 10 pontos, 10 rebotes e 5 assistências. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com a vitória na série, a Unifacisa avança para as Quartas de Final para enfrentar o Minas, na próxima quarta-feira, 27, fora de casa, na Arena UniBH. As quartas de final do NBB serão decididas em séries melhor de 5.

O jogo

Os donos da casa começaram a partida com tudo, foram para cima do Caxias imprimindo um bom volume de jogo, explorando bastante a altura de seus jogadores com jogadas dentro do garrafão, a estratégia que deu certo no Jogo 1 voltou a funcionar nesta partida, trabalhando muito bem a bola a Unifacisa pode atacar a cesta de forma eficiente, com um aproveitamento de 55% dos arremessos dentro da área pintada, o time de Campina Grande construiu uma vantagem de 10 pontos já no período inicial. 

No segundo período o Caxias iniciou melhor, o time visitante parecia ter encontrado uma forma de jogar contra a forte defesa do Unifacisa, que forçou muitos erros do time adversário no primeiro quarto. O Caxias apostou nos arremessos de 3 pontos, onde tiveram um bom aproveitamento, para diminuir a diferença no placar, mas a reação não durou muito tempo, a Unifacisa soube administrar o jogo, valorizando a posse de bola, o time paraibano conseguiu colocar seus jogadores em boas situações de arremesso para retomar a vantagem de 10 antes do intervalo da partida. 

A Unifacisa voltou do vestiário determinada a decidir a partida e fechar a série. O time de Campina Grande fez um forte jogo coletivo e pressionou a defesa adversária, os jogadores tiveram muita criatividade na armação das jogadas, sabendo explorar os pontos fracos da defesa do Caxias, econtrando jogadores sempre em boa posição para os arremessos. Defensivamente a história não foi diferente, a Unifacisa colocou uma marcação bastante organizada, onde os atletas souberam ocupar os espaços para dificultar as ações do time adversário.

Nos rebotes o time de Campina também foi muito superior, com 46 rebotes ao final do jogo, as novas oportunidades geradas através dos rebotes deram mais tranquilidade para o time trabalhar no ataque. Maior em todas as estatística da partida e com o apoio de uma torcida apaixonada, que lotou a Arena Unifacisa em seu primeiro jogo de Playoffs do NBB,  a Unifacisa conquistou uma vitória histórica pelo placar de 81 a 67. Com o resultado a equipe fecha a série em 2 a 0, avança para as quartas de final e ainda escreve um feito inédito no esporte paraibano, garantindo a primeira vaga de uma equipe profissional do estado em uma competição internacional, a Sul-Americana.

“Estamos muito felizes de estar vivendo esse momento com a Unifacisa, um projeto já consolidado no cenário nacional, com metas e objetivos muito bem estruturados e a conquista de hoje era um dos nossos objetivos essa temporada, classificar a Unifacisa para um campeonato internacional, e conseguimos fazer isso. Temos que aproveitar esse momento, Campina Grande e a nossa torcida, que compareceu em peso na noite de hoje, também merecem aproveitar esse momento, mas não vamos nos dar por satisfeitos, vamos comemorar e já na sequência voltar nossas atenções para o Minas, sabemos que será um adversário muito difícil, mas esperamos fazer uma grande série contra eles também”, comentou o capitão da Unifacisa, André Góes. 

Mais em Basquete