Siga o OTD

Basquete

Bauru acaba com tabu de três anos com vitória sobre o Minas

Bauru acabou com tabu de três anos sem vencer o Minas Tênis Clube ao derrotar o adversário nesta terça-feira no ginásio Panela de Pressão pelo NBB

Bauru x Minas NBB 2022
Dontrell Brite arma a equipe na quadra ofensiva (Victor Lira/Bauru Basket)

Bauru quebrou um tabu de três anos sem vencer o Minas. Jogando no Ginásio Panela de Pressão nesta terça-feira (12), o time paulista venceu a equipe mineira por 101 a 69. O resultado mantém o time bauruense na quinta posição, somando 21 vitórias e 10 derrotas, em 31 partidas disputadas. Caso saia com a vitória do duelo de quinta contra o Flamengo, os comandados de Jorge Guerra irão garantir ao menos a quinta posição ao fim da fase de classificação do NBB. Os playoffs estão marcados para começar em 19 de abril.

A campanha do Minas Tênis Clube é de 24 vitórias em 31 jogos – aproveitamento de 77,4% -, que lhe garante entre os quatro melhores da primeira fase do NBB com a classificação direta para as quartas de final. O time mineiro vem de uma semana intensa pela Champions League Americas , onde conquistou o terceiro lugar. Foram três jogos em quatro dias. Além disso, não contou com os alas Shaq Johnson Sr. e Felipe Queirós, lesionados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bauru também jogou desfalcado de Alex Garcia e Enzo Ruiz. Com isso, o técnico Guerrinha repetiu o quinteto inicial da última partida: Dontrell Brite, Larry Taylor, Felipe Vezaro, Gabriel Jaú e Rafael Hettsheimeir.

O técnico Leo Costa escalou o Minas com Alexey, Gui Santos, Gui Deodato, Renan Lenz e Tavario Miller. Saíram do banco de reservas os armadores Facundo Corvalán e João Prado, o ala Tiago e os pivôs Maique e Augusto.

Logo nos primeiros minutos, os bauruenses colocaram um ritmo de jogo muito intenso e, guiados por Dontrell Brite e Gabriel Jaú, abriram uma boa vantagem. 23 a 8 ao fim do primeiro quarto. Brite e Hettsheimeir anotaram nove pontos cada.

No segundo quarto, o Minas tentou a reação, mas esbarrou em um Gabriel Jaú inspirado. O camisa 25 anotou 10 pontos apenas na segunda parcial e Bauru foi para os vestiários vencendo por 24 pontos de diferença, exatamente o dobro de pontos do seu adversário, 48 a 24.

Na volta do intervalo, o Dragão seguiu com o pé cravado no acelerador. Mais um quarto vencido por boa margem, 27 a 20, totalizando 75 a 44 na soma dos três quartos. Rafael Hettsheimeir foi novamente o cestinha bauruense na parcial, anotando outros 11 pontos. Destaque também para Dontrell Brite, com 100% de aproveitamento. Seis pontos marcados em seis tentados.

No último quarto, coube ao Bauru administrar o placar e dar rodagem aos garotos das categorias de base. Mesmo com todas as mudanças, a agremiação bauruense anotou 26 a 25 e finalizou a partida vencendo por 101 a 69. A décima terceira vitória do Dragão, em 15 jogos realizados no Ginásio Panela de Pressão.

Após a partida, o técnico Jorge Guerra avaliou a boa vitória de sua equipe. “Diante das dificuldades, sem dois jogadores titulares do nosso time, conseguimos passar uma boa energia para todos que poderiam jogar, principalmente os mais novos, já que seriam determinantes no revezamento. Danilo entrou muito bem taticamente, além de contribuir na pontuação, Pará também e, além disso, contamos com atuações diferenciadas do Brite, (Gabriel) Jaú e Rafael (Hettsheimeir), mesmo o Larry e o Vezaro que não pontuaram muito, cumpriram a função tática deles muito bem. Foi um grande jogo”, comentou o treinador do Bauru.

“São três jogos, o de sábado contra o Corinthians, desta noite diante do Minas e na quinta-feira, quando enfrentaremos o Flamengo, que irão nos deixar com um baita ritmo para entrar nos playoffs. Estamos muito focados nisso”, finalizou o comandante do Bauru a respeito da sequência do time no NBB.

O ala Gui Deodato falou sobre o desempenho da equipe na partida diante do Bauru pelo NBB. “Nós demos o que pudemos. Acho que está longe da nossa melhor apresentação, mas sabemos quem somos. Nosso time não é isso, mas serve para correção de rotas. Tivemos erros que não podem acontecer. Vamos seguir, tem mais um jogo ainda para fechar antes dos playoffs”, avaliou.

UNIÃO CORINTHIANS X PAULISTANO

Com grande atuação de Nate Barnes, que marcou 34 pontos, o Paulistano derrotou o União Corinthians por 88 a 71 em Santa Cruz do Sul e chegou à 17ª vitória na fase de classificação do NBB. O time paulista ocupa o sétimo lugar na tabela, enquanto a equipe gaúcha é a penúltima colocada com oito vitórias em 31 partidas.

Mais em Basquete