Siga o OTD

Basquete

Seleção vai o Pré-Mundial com Damiris e sem Clarissa

Com retorno de Damiris e desfalque de Clarissa, 14 atletas são chamadas para período de treino e 12 disputam o Pré-Mundial em fevereiro

Com Damiris, seleção de basquete feminino do Brasil é convocada para o Pré-Mundial de basquete
(Divulgação/FIBA Américas)

A seleção brasileira de basquete feminino está convocada para a disputa do Pré-Mundial de basquete da Austrália, entre os dias 10 a 13 de fevereiro, em Belgrado, na Sérvia. A comissão técnica e as 14 atletas se apresentam no dia 1º de fevereiro, já na Sérvia, para o começo dos trabalhos no Vizura Sports Center. O Brasil está no Torneio A, ao lado de Austrália, Sérvia e Coreia do Sul. Com as australianas já classificadas, Sérvia, Brasil e Coreia do Sul brigam por duas vagas.

O Brasil estreia no dia 10 contra a Austrália. No dia 11, o Torneio A ganha folga e volta à quadra no dia 12, quando a seleção brasileira de basquete femininio pega a Coreia do Sul. O time fecha o Pré-Mundial de basquete contra a Sérvia, no dia 13 de fevereiro. Todos os jogos serão no Ranko Zeravica Sports Hall.

+Marcelo Melo abre temporada com vitória de virada na Austrália

“Planejamos um período maior de treinos com as atletas que estão no Brasil, mas que foi inviabilizado pelos custos em um momento em que a Confederação se reestrutura e precisa ter responsabilidade financeira”, explicou a Diretora do Basquete Feminino e vice-presidente da CBB, Magic Paula.

Retornos e desfalque

A convocação marca o retorno da ala/pivô Damiris Dantas ao time brasileiro, da ala Jeanne Flausino, da ala/pivô Stephanie Soares e da armadora Lays da Silva. A capitã Érika de Souza está confirmada, assim como Tainá Paixão, Débora Costa, Alana Gonçalo, Isa Ramona, que volta de lesão, Patty Teixeira, Raphaella Monteiro, Thayná Silva, Mariane Carvalho e a jovem Kamilla Cardoso. Com uma lesão no joelho, Clarissa dos Santos é o grande desfalque. Ela foi avaliada pelo Departamento de Saúde da CBB, através do médico Paulo Szeles, em conjunto com o Landres, da França, e não teria tempo hábil de recuperação para a competição.

“Como esta competição não proporciona para as equipes muito tempo de preparação, estamos fazendo a convocação levando em consideração uma base de atletas que estão aptas, em atividade, já adaptadas a nossa metodologia e proposta de jogo”, disse o técnico José Neto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

As 14 convocadas participam do período de treinamentos até o dia 7 de fevereiro, e 12 jogam o Pré-Mundial de basquete. Nos últimos anos, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze na AmeriCup, além do título dos Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima, no Peru.

A Copa do Mundo acontece entre 22 de setembro a 1º de outubro, na Austrália, com a participação das 12 melhores seleções do mundo. Entre 10 a 13 de fevereiro, 16 países jogam quatro torneios pré-mundiais. Estados Unidos (campeão olímpico e último campeão mundial) e Austrália (anfitrião) estão automaticamente classificados, mas jogam os pré-mundiais.

Convocação da seleção brasileira de basquete feminino

Armadoras
Débora Costa – CB Jairis-ESP
Alana Gonçalo – Melilla La Salle-ESP
Lays da Silva – Santo André/APABA

Alas/Armadoras
Patty Teixeira – Sampaio Basquete
Tainá Paixão – Akronos Moncalieri-ITA

Alas
Isabela Ramona – Celje Basketball-ESL
Jeanne Flausino – Clube Galitos Aveiros-POR
Raphaella Monteiro – Benfica-POR
Thayná Silva – Sodiê Doces/Mesquita/LSB
Mariane Carvalho – BC Horizont Minsk-BLR

Alas/pivôs
Damiris Dantas – Minnesota Lynx
Stephanie Soares – The Masters University-EUA

Pivôs
Érika de Souza – CB Jairis-ESP
Kamilla Cardoso – South Carolina Gamecocks-EUA

Mais em Basquete