Siga o OTD

Basquete

Minas e Flamengo cravam 10ª vitória no NBB e vão ao Super 8

Time mineiro passou pelo Fortaleza enquanto o Rubro-Negro derrotou o Unifacisa. Ambos têm o mesmo aproveitamento, mas os cariocas têm vantagem nos critérios de desempate. À frente, segue o invicto Franca

Miller Minas Tênis Clube basquete masculino Fortaleza NBB vice líder Obras Sanitarias Champions Americas ao vivo
Miller crava para o Minas ainda no início do jogo (Ignácio Costa/MTC)

O Minas Tênis venceu o Fortaleza por 101 a 74 no início da tarde deste domingo (19) em duelo válido pela fase de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB). Naquela altura, assumia temporariamente a vice liderança, mas horas depois o Flamengo derrotou o Unifacisa por 89 a 70 e retomou a segunda colocação do Minas, que voltou para o terceiro lugar. Ambos foram a dez vitórias em 12 jogos, com o Rubro-Negro à frente nos critérios de desempate. O primeiro colocado é o Franca, que venceu as 12 que fez até agora.

As vitórias valeram para Minas e Flamengo uma vaga na Copa Super 8, torneio de meio de temporada com os oito melhores da fase de classificação do NBB. O São Paulo, que venceu o Corinthians no sábado (18), vem em quarto. Em quinto está Bauru, Unifacisa é o sexto, seguido por Caxias e Mogi. A quarta edição da Copa Super 8 será em janeiro e dá ao campeão uma vaga na Champions League Américas.

+ Confira resultados, tabela de classificação e próximos jogos do campeonato

Minas no segundo tempo

Em casa, o Minas dominou o Fortaleza durante todo o jogo, mas foi no segundo tempo que a vantagem ganhou corpo. No primeiro, os anfitriões assumiram a liderança logo no começo e chegaram a colocar 37 a 20 na metade do segundo quarto. Nos últimos minutos, porém, os cearenses reagiram e cortaram para o placar do intervalo: 42 a 34. Na volta, porém, o Minas impediu o Fortaleza de pontuar e foi abrindo. Mais ou menos na metade da parcial, o placar já apontava 58 a 36, fechou em 31 a 18 e o quarto final começou com a partida resolvida, 73 a 52 para os anfitriões. Nos últimos dez minutos, os mineiros marcaram 28 a 22 e fecharam o placar no 101 a 74. Gui Deodato foi o cestinha com 19 pontos para o Minas. Johnson anotou 17 e Alexey fez 16. Maique pegou sete rebotes e Corvalán deu cinco assistências. No Fortaleza, Holloway fez 17 pontos, pegou seis rebotes e deu cinco assistências, mesmo número de Morillo no fundamento.

Flamengo sem sustos

A Unifacisa só conseguiu acompanhar o Flamengo no primeiro quarto. Chegou até a comandar o placar no Maracanãzinho e fechou a parcial colado no 18 a 19. Na segunda, porém, o atual bicampeão do NBB acelerou e chegou a colocar 40 a 25 de frente, fechando os vinte minutos iniciais com 45 a 29. No segundo tempo, o time da casa administrou e manteve a vantagem sempre em torno de vinte pontos na maior parte do tempo. Crescenzi, do time paraibano, foi o cestinha com 22 pontos. Olivinha fez 19 pro Flamengo, Robinson marcou 18 e Yago mais quinze, com sete assistências. Mineiro pegou dez rebotes.

Robinson Flamengo Unifacisa NBB
Robinson foi o cestinha do Flamengo (Marcelo Cortes/CRF)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rio Claro na briga

Além de Flamengo e Minas, o Rio Claro venceu neste domingo. Derrotou o Brasília por 80 a 58 e subiu para 12º na tabela de classificação com 5 vitórias e 8 derrotas. O time da capital é o 17º e último com 2-11. Betinho foi destaque marcando 18 pontos e dando seis assistências para Rio Claro, o melhor do jogo nos dois fundamentos. Pegou também cinco rebotes, o melhor do time ao lado de Rodrigues e seis a menos que João Pedro, do Brasília. Para a sequência do NBB, classificam os doze melhores, sendo que os quatro primeiros vão direto para as quartas de final e os outros oito disputam uma fase antes, valendo as outras quatro vagas das quartas de final.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete