Siga o OTD

Basquete

Com base sub-23, Brasileirão feminino abre espaço para jovens atletas

Na 1ª edição do Brasileirão feminino, cada equipe poderá ter apenas três jogadoras acima dos 23 anos, priorizando a base

Brasileiro de Basquete Feminino prioriza a base
(Divulgação/CBB)

Neste sábado, em Recife, a bola sobe para o Campeonato Brasileiro de basquete feminino. Uma parceria da Confederação Brasileira com o Comitê Brasileiro de Clubes que colocará 16 equipes em busca do título. Muito mais do que movimentar o basquete feminino, o torneio é uma oportunidade para jovens retomarem a carreira ou seguirem buscando o sonho de jogar basquete.

Assim, em sua primeira temporada, o Brasileiro de basquete feminino, divisão abaixo da LBF, terá obrigatoriamente uma base sub-23 em todos os times que disputam a competição. Por regulamento, cada equipe pode ter apenas três jogadoras acima desta idade.

+Franca passa dos três dígitos e atropela o Pinheiros pelo Paulista

“Desde o começo do projeto para a volta do Brasileiro feminino, essa foi a ideia da nossa diretora do basquete feminino, Magic Paula. Que as jovens tivessem mais oportunidades e pudessem jogar mais, ter intercâmbio nacional e mais uma chance de mostrar o seu talento. Por isso, estabelecemos que cada time pode ter apenas três atletas acima de 23 anos, porque entendemos que a troca de experiência é importante nesse período de formação, com as mais experientes nos times também”, explicou Alex Oliveira, coordenador técnico do Brasileirão.

A competição

O Ginásio Marcelino Lopes, do Sport Recife, será a sede da Conferência Heleninha, na abertura do Campeonato Brasileiro de basquete feminino. Entre este sábado, dia 18, e 25 de setembro, oito equipes duelam no começo da disputa pelo título da competição.

Além do Sport Recife/RD Sports, anfitrião, a conferência conta com Nosso Clube/Instituto Vitaliza-PE, Aeroclube-RN, Clube Campestre-PB, Bradesco Esportes-SP, Sociedade Thalia-PR, JEC/SGJ/SESPORTE-SC, e AGEFB-Basket São José-ELASE-SC. Serão quatro duelos por dia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Já Conferência Delcy, com sede em Brasília, entre 3 a 12 de outubro, contará com Cerrado Basquete-DF, Sociedade Recreativa Mampituba-SC, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, Pindamonhangaba-SP, ABASFI Foz do Iguaçu-PR, APAGEBASK-SP, Maracaju Basquete Clube-MS e ADRM Maringá-PR.

Pela fórmula de disputa, as equipes se enfrentam em turno único dentro das próprias conferências. Os dois primeiros colocados de cada conferência avançam, assim, direto para as quartas de final. As demais seis equipes serão divididas em três grupos, com quatro times. A campeã de cada um desses grupos mais a melhor segunda colocada, completam, então, as quartas de final, que serão mata-mata, em jogo único

Mais em Basquete