Siga o OTD

Basquete

Após mais de 20 anos, Alex Garcia anunca aposentadoria da seleção

Aos 41 anos, depois de mais de 20 defendendo o Brasil, Alex Garcia oficializou sua aposentadoria da seleção brasileira de basquete masculino

Alex Basquete Brasil Tóquio
FIBA

O que era provável se confirmou. Na tarde desta segunda-feira (19), Alex Garcia, o Brabo, anunciou oficialmente sua aposentadoria da seleção brasileira de basquete masculino. Depois de mais de 20 anos defendendo a equipe nacional, o ala se despede aos 41 anos. O momento de maior destaque do alteta foi o quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londes, em 2012.

“- Desta vez é sério, é uma decisão tomada há algum tempo. Em 2016, após a Olimpíada, em pensei em parar, mas agora é verdade mesmo. Tinha confiança de jogar a Olimpíada e despedir depois de lá, mas o esporte é assim. Fizemos um grande Pré-Olímpico, mas nem sempre é assim. Agora me despeço mesmo”, comentou Alex.

-Gui Santos opta por retirar nome da lista de inscritos do NBA Draft 2021

Alex disputou os Mundiais de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2019, além das Olimpíadas de 2012 e 2016 pelo Brasil. Com a Seleção, conquistou a Copa América de 2009, em Porto Rico, além da prata em 2001 e 2011. Foi campeão em dois Jogos Pan-Americanos, em 2003 e 2007. E campeão sul-americano em 2003. 

Confira a entrevista com Alex Garcia

Maior momento pelo Brasil

Para a nossa geração, Mar del Plata 2011 foi demais, fomos sem as grandes estrelas da NBA, na raça, vencemos a Dominicana na semifinal e ganhamos o direito de fazer a nossa participação na Olimpíada. 

Legado que fica 

Nossa geração ganhou um respeito Internacional muito grande. Você olhava nos rivais internacionais e eles sabiam que para ganhar da gente tinha que suar bastante. O nosso time era muito competitivo, jogadores respeitados internacionalmente. Foi uma geração com seus grandes momentos, momentos ruins. A gente deixa essa garra, vontade de vencer e de conquistar coisas grandes. 

O que significa a Seleção e recado para a nova geração 

Primeiro, Seleção Brasileira é o ápice da carreira, da forma como penso. Você, na base, quer ser profissional. A partir disso, você almeja representar o seu país. Representa o significado da sua carreira. Passar a carreira inteira e não ter a chance de representar o seu país, faltou algo na sua carreira. Eu fui privilegiado por jogar e conseguir uma carreira. Essa geração nova, esse tem que ser o pensamento. Evoluir em todos os fundamentos para representar o seu país, chegar o dia da convocação, ficar feliz, ansioso. Eu sabia que seria convocado, mas estava ansioso. No primeiro amistoso contra a Polônia, eu estava muito ansioso, mão suando, como se fosse a primeira convocação em 2001. Sempre foi um privilégio e essa geração tem que pensar assim, em querer defender a Seleção Brasileira! 

Divulgação CBB
Importância da família 

A família é tudo. Se eu sou jogador é por elas, por causa delas. Isso que o Anderson falou é verdade. 21 anos de Seleção e a Camila segurando a bronca, dois, três meses fora de casa. Ela deixando minha cabeça tranquila para trabalhar. Longe nas férias. Parceira da vida. Grande mãe. Minhas filhas ajudando para nos deixar tranquilos para trabalhar. A Camila é a chefe da casa, ela é mãe, pai, tudo. Se não fosse ela, eu não teria jogado muitos anos na Seleção e talvez não estaríamos aqui. Ela é a dona de tudo. 

Doação pela Seleção 

Se a gente está no esporte, tem que se doar, 200%. Faz uma temporada boa, é convocado para a Seleção Brasileira e nunca mais vai. Você tem que fazer duas vezes mais para se manter na Seleção. Eu não quis só chegar, quis construir uma carreira na Seleção. Foram cinco mundiais, dois Jogos Olímpicos. Realizado por tudo. De ficar longe da família, às filhas de férias da escola, você abdica pra servir a Seleção. Valeu muito a pena, o basquete é o meu trabalho. Você trabalha para ser o melhor. Na minha realidade, eu procurei ser o melhor que pude ser. Respeito. Chegar e enfrentar qualquer Seleção com medo de perder de você. Pela Seleção, tive a oportunidade de jogar na NBA, final de Euroliga. Só tenho que agradecer a técnicos, atletas, todos que passaram na minha carreira na seleção. 

Mais em Basquete