Siga o OTD

Basquete

Franca domina do início ao fim, vence o Fortaleza e está nas quartas do NBB

Melhor em todos os períodos, time paulista sai com a vitória por 82 a 58, fecha a série e se garante entre as oito melhores equipes

lucas dias franca x Fortaleza Basquete Cearense nbb
Mariana Sá/LNB

Franca está nas quartas de final! Na noite deste sábado (24), o time francano dominou do início ao fim, contou com Lucas Dias inspirado, sendo cestinha com 17 pontos, venceu o Fortaleza Basquete Cearense por 82 a 58 e se garantiu na próxima fase dos playoffs do NBB. Na segunda partida eliminatória entre as equipes, o time paulista ditou o ritmo desde o começo e terá o Minas como adversário por uma das vagas na semifinal.

“A gente sabia que iria ser um grande jogo, o Fortaleza fez uma temporada fenomenal. A gente sabia o quanto era importante vencer hoje, para ter um descanso para jogar contra o Minas, agora é focar para o próximo playoff”, comentou o cestinha Lucas Dias.

-Alison dos Santos faz melhor marca do mundo de 2021 nos 400 m com barreiras

O confronto

O jogo começou amarrado. Com muitos erros e faltas, o placar ficou baixo e quando o Franca fez 4 a 0, o pedido de tempo já foi feito. Na volta, o Fortaleza Basquete Cearense parou de errar e conseguiu a virada para 8 a 6. Com um maior volume de ataque, o Carcalion se manteve na frente do placar na primeira metade, com 11 a 8. 

Na segunda metade do período, o Franca cresceu. Rodando mais a bola no ataque, contando com Elinho e Lucas Dias inspirados, o time paulista voltou a frente, com 16 a 13. Nos últimos ataques, o Fortaleza seguiu com baixo aproveitamento nos arremessos e os primeiros 10 minutos terminaram com vantagem paulista, com 19 a 13. 

Franca abre mais vantagem

No segundo quarto, o Franca seguiu com maior volume de jogo e colocou a diferença em nove pontos nos primeiros três minutos, com 24 a 15. Na sequência do quarto, o time do interior paulista seguiu atuando melhor e com uma bola de fora de Elinho deixou a diferença em o 27 a 19, fazendo o Fortaleza Basquete Cearense pedir tempo. Na volta para o confronto, os dois times trocaram cestas e a diferença seguiu a mesma até a reta final. Neste momento, o aproveitamento de arremessos dos dois lados despencou e o placar foi em 36 a 26 para o intervalo.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

“A gente conseguiu controlar bem, a nossa defesa deu o ritmo do jogo. Diferente do primeiro jogo, em que eles tiveram um aproveitamento grande nos arremessos de fora, hoje a gente controlou e tomar 26 pontos com 10 de diferença está excelente”, comentou Elinho.

“Precisamos atacar melhor. Temos que rodar melhor a bola, com mais fluidez. Na defesa estamos bem, tomar 36 pontos é bom, mas fazer só 26 faz com que seja difícil manter qualquer jogo parelho”, disse o experiente Felipe Ribeiro.

Segundo tempo

Na volta para o terceiro quarto, o Franca foi melhor nos primeiros minutos e colocou a vantagem em 14, com 40 a 26. Precisando da vitória para seguir vivo, o Fortaleza Basquete Cearense melhorou e encostou um pouco trazendo a desvantagem para 11, com 42 a 31. Em seguida, os cearenses cresceram dos dois lados da quadra e encostou no marcador, com 44 a 36.

Um pouco depois da metade do período, os dois times passaram a conseguir melhorar o aproveitamento de arremessos e a diferença seguiu, com 48 a 40 para o time paulista. Na reta final, o Franca foi dominante. Contando com o americano Jamaal chamando a responsabilidade, com duas bolas de três, a equipe do interior de São Paulo abriu ainda mais a diferença e foi para o último quarto com 58 a 43.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Assim como aconteceu no fim do terceiro quarto, Jamaal abriu o último quarto com uma bola de fora e em dois ataques o Franca colocou a vantagem em 20 pontos. Com isso, apesar de estar no começo do período, foi só esperar para que a vitória paulista fosse confirmada por 82 a 58 e a vaga nas quartas de final do NBB fosse confirmada.

Mais em Basquete