Siga o OTD

Basquete

De Jesus comanda, torcida empurra e Real Estelí é finalista da Champions

Armador dita o ritmo desde o início, termina com 26 pontos e leva os donos da casa para a decisão

Real Estelí x Franca - Champions League das Américas
FIBA Americas

Mandante da fase final da Champions League das Américas, o Real Estelí, da Nicarágua, venceu o Minas, por 98 a 95e se garantiu na decisão da competição. Neste domingo (11), De Jesus comandou o time em quadra, e terminou como cestinha com 26 pontos, a torcida presente empurrou e a equipe foi superior na maior parte do jogo.

Com o resultado, a decisão da Champions League das Américas da atual temporada será entre Flamengo e Real Estelí, na próxima terça-feira (13), às 22h10. Já o Minas enfrentará o São Paulo na disputa do terceiro lugar, na mesma data às 19h40.

O jogo

O jogo começou com o Minas bem. No embalo do David Jackson, os mineiros fizeram 10 a 6. Contudo, com a torcida empurrando, o Real Estelí cresceu. Com De Jesus e Balkman comandando, a virada veio, o placar subiu para 16 a 10 e o tempo foi pedido. Na volta, as bolas de fora dos dois lados passaram a cair e o marcador deu um salto. Com isso, a diferença no placar se manteve e os donos da casa foram para o segundo quarto vencendo por 27 a 19. 

No segundo quarto, De Jesus seguiu ditando o ritmo do time da Nicarágua. Conseguindo infiltrar na defesa mineira, o armador colocou a vantagem em 12, com 35 a 23. Atrás do placar, o Minas melhorou um pouco na defesa e com uma bola de três de Davi a diferença caiu para 37 a 29. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na segunda metade do período, o Minas cortou ainda mais a desvantagem, deixando em seis pontos, com 38 a 32. Contudo, com dois erros no ataque, os brasileiros viram o Real Estelí colocar a diferença em 10, com 42 a 32, e o tempo foi pedido.

FIBA Américas

A volta para a quadra foi marcado pela reação brasileira. Marcando muito bem e achando os melhores arremessos, o Minas tirou ainda mais a desvantagem, com o placar chegando em 42 a 39, e os donos da casa pararam o jogo. Na volta, o time brasileiro manteve o ritmo e o duelo foi para o intervalo com os donos da casa vencendo por 48 a 44. 

Torcida ajuda e Real Estelí vence

Na volta para o segundo tempo, o Minas conseguiu duas roubadas, Ronald e David Jackson pontuaram, o placar foi empatado em 48 a 48 e o tempo foi pedido. A sequência do duelo teve o placar congelado por alguns minutos e o Minas passou a frente nos lances livres de Nesbitt, com 50 a 49. 

Já próximo da metade do quarto, o Real Estelí cresceu. Com Franklin e De Jesus comandando, os donos da casa viraram o placar, colocaram a vantagem em 60 a 54 e o jogo parou. A reta final do jogo foi toda dos donos da casa. Com Mojica e De Jusus comandando, o time da Nicarágua continuou com a vantagem e foi para o último período vencendo por 71 a 64. 

-Com 1º tempo arrasador, Flamengo vence e é finalista da Champions

No último período, os primeiros minutos foram de um duelo entre David Jackson e De Jesus. No duelo, o americano foi um pouco melhor e a diferença caiu, com 75 a 70. Próximo da metade do quarto, o Real Estelí cresceu. Empurrado pela torcida presente, o time da Nicarágua melhorou e a diferença passou de 10, com 81 a 70. 

Com a torcida quase que dentro da quadra, tudo começou a dar certo para o Real Estelí. Marcando forte, o time da Nicarágua manteve a vantagem acima de 10 e chegou para a reta final com a vitória encaminhada. Nos dois minutos finais, o Minas tentou, mas errou os arremessos e acabou perdendo a semifinal por 

FIBA Americas

Entenda a competição

Por conta da pandemia da Covid-19, a sede do Final 8 será Manágua, Nicarágua. A fase final do torneio será em uma sede única e com jogos de eliminação direta, começando com as quartas de final no dia 10 de abril e terminando com a decisão do campeonato no dia 13 de abril.

Mais em Basquete