Siga o OTD

Basquete

Brasil ganha vaga nas Copas Américas Sub-16 e no Mundial Sub-18 feminino

Fiba cancelou eventos na América do Sul e o Brasil se classificou por ranking para Copa América Sub-16 nos dois naipes e no Mundial Sub-19 feminino

seleção sub-18 basquete feminino Copa América
Com o cancelamento da Copa América, Brasil se classificou pelo ranking para o Mundial Sub-19 feminino (Divulgação/CBB)

A pandemia da COVID-19 segue avançando na América do Sul e fez a FIBA Américas tomar medidas drásticas com o cancelamento dos campeonatos de base programados para os próximos 90 dias. Além disso, a entidade, dando prosseguimento ao processo de classificação para os seus torneios, definiu pelo seu ranking os países garantidos nas próximas disputas como Campeonatos Mundiais e Copas Américas. Neste contexto, o Brasil garantiu vaga nas Copas Américas Sub-16 masculinas e femininas, além do Mundial Sub-19 feminino. Pelo mesmo critério do ranking, o Sub-19 masculino ficou de fora da Copa do Mundo.

Fortaleza massacra o Pinheiros e sobe para a sexta colocação do NBB

“Entendemos que neste momento o mais importante é cuidar da saúde das pessoas e claro, dos nossos jovens atletas. Infelizmente, nos últimos quatro anos, sofremos primeiro com a suspensão da CBB, que é um assunto passado e superado, mas que nesse quesito nos tirou de competições internacionais de base, o que não nos permitiu pontuar no ranking da base da FIBA, e agora com a pandemia, que não nos permitiu buscar em quadra a vaga no Mundial sub-19 masculino. Nos últimos anos, avançamos no cenário da América do Sul, vencendo Sul-Americanos 14, 15, 17, 19, 21 e retomando uma hegemonia, e agora teríamos a chance de nos provarmos em toda a América, o que não será possível”, diz o presidente da CBB, Guy Peixoto.

Unifacisa emplaca quarta vitória seguida ao vencer Mogi com autoridade

“Queremos deixar claro que seguiremos vigiando a situação da pandemia nos próximos meses junto dos comitês médicos. Os eventos cancelados estavam programados para 2020 e fizemos um esforço reprogramando os mesmos para 2021. Agora, precisamos cancelar, pois todos estão de acordo que não temos melhorado a situação da pandemia na nossa zona”, explica Carlos Alves, Diretor Executivo da FIBA Américas.

Fuller e Fischer lideram vitória do Corinthians sobre o lanterna Brasília

O documento da FIBA Américas cancela o CentroBasket Sub-16 masculino e feminino, o Sul-Americano Sub-16 masculino e feminino e as Copas Américas Sub-18, masculino e feminino. E define os classificados para os torneios subsequentes, como Copas Américas e Mundiais, através do ranking. Assim, confira abaixo os classificados para as próximas competições:

Com reação incrível, Caxias leva jogo para prorrogação e vence o Cerrado

Copa América Sub-16 masculina – Porto Rico, República Dominicana, México, Argentina, BRASIL e Chile
Copa América Sub-16 feminina – Porto Rico, El Salvador, México, Argentina, BRASIL e Chile
Mundial Sub-19 masculino – Estados Unidos, Canadá, Argentina e Porto Rico
Mundial Sub-19 feminino – Estados Unidos, Canadá, BRASIL e Argentina

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O Mundial Sub-19 feminino está marcada para o mês de agosto, entre os dias 7 a 15, em Debrecen, na Hungria. Já a Copa do Mundo masculina será jogada na Letônia, entre 3 a 11 de julho. As Copas Américas Sub-16 ainda terão suas datas definidas nas próximas semanas.

Mais em Basquete