Siga o OTD

Basquete

Pelo NBB, Pinheiros vence e afunda equipe de Caxias do Sul

Após começo lento, equipe paulista do Pinheiros domina ações e manda Caxias do Sul para a penúltima colocação na tabela

pinheiros caxias do sul nbb
Pinheiros venceu apenas uma partida até agora no NBB (Ricardo Bufolin/ECP)

Nesta sexta-feira (11), Pinheiros e Caxias mediram forças em partida válida pelo NBB 2020/21. O duelo no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, foi de altos e baixos de ambas as equipes. No final, o time paulista foi melhor no fim e saiu com a vitória: 79 a 72.

E o equilíbrio era esperado. Afinal, Pinheiros e Caxias do Sul chegaram para a rodada com a mesma campanha de uma vitória e seis derrotas. Mas o resultado fez o time paulista subir para o 12º lugar, enquanto a equipe do Rio Grande do Sul caiu para o penúltimo lugar, a 15ª posição na tabela do NBB.

O nome da partida foi Antonio, que fez 23 pontos para o Caxias do Sul, mas não contou com muita ajuda de seus companheiros. Apenas Nico, 20 pontos, e Pedro, 15, anotaram dígitos duplos na pontuação.

Já pelo lado do Pinheiros, o conjunto falou mais alto. Quatro jogadores anotaram mais de 10 pontos. Gustavo fez 16, Gabriel 13, Humberto 13 e Munford 12 pontos. Sendo que Teichmann ainda fez nove pontos.

+ Confira a tabela do NBB – Novo Basquete Brasil – 2020/2021

O jogo

Com Pedro e Nico inspirados, o Caxias armou uma blitz no primeiro quarto. O time sufocou na defesa e construiu boas jogadas no ataque.

Só que o time perdeu o fôlego no segundo quarto. Primeiro porque o Pinheiros abriu com três bolas de três em sequência. Segundo porque o time se perdeu na marcação por zona feita pelo adversário.

pinheiros caxias do sul nbb
Caxias do Sul começa bem, mas para na forte defesa do Pinheiros (Mauro Horita / ECP)

Só dava Pinheiros na partida. Mesmo assim, o Caxias do Sul foi para o intervalo com apenas três pontos de desvantagem.

Só que o papo no vestiário não ajudou muito o time do Caxias do Sul, que seguiu errando demais. Em toda partida, o time fez 20 erros, contra 15 do Pinheiros, que perdeu alguns lances fáceis mais perto do fim do jogo.

No quarto período, o Pinheiros abaixou um pouco a guarda tamanho o ímpeto do adversário, que foi com tudo para o abafa final. Mas a afobação também foi grande por parte do Caxias do Sul, que não conseguiu encostar no marcador e saiu de quadra com mais uma derrota no NBB.

O campeonato

A tabela do NBB (Novo Basquete Brasil) da temporada 2020/21 está definida. Por conta do coronavírus, a competição será disputada em sete sedes, para diminuir a quantidade de viagens das equipes pelo país. O torneio tem seu início marcado para 10 de novembro. 

As sete sedes serão Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).

As escolhas das sedes 

Para decidir quais seriam as sedes dos jogos no primeiro turno, o Conselho de Administração do NBB tomou a decisão de realizar as sedes em capitais do Brasil para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos, por exemplo.

Não existe uma quantidade de partidas pré-definida por sedes. Para a decisão do calendário, foi levada em consideração a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. Por isso, será comum existirem sedes com sequências maiores de jogos e outras mais curtas.

O segundo turno 

As equipes do NBB optaram pela manutenção do sistema de sedes fixas, os jogos serão definidos usando o mesmo critério, a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O segundo turno começará após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.

Mais em Basquete