Siga o OTD

Basquete

Damiris dá show, Campinas vence e se garante na decisão

Com 27 pontos, Damiris anota mais um duplo duplo e lidera Campinas à classificação antecipada à decisão do Paulista

Damiris novamente liderou o Campinas
Damiris novamente liderou o Campinas rumo à vitória (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

O Vera Cruz Campinas provou nesta sexta-feira (11) que a derrota sofrida na última rodada no Campeonato Paulista feminino de basquete foi apenas um deslize. Jogando em casa, o ginásio Artur Teixeira Camargo, a equipe campineira venceu o Ituano por 73 a 53.

A vitória confirma o Campinas na decisão do Estadual Paulista, mesmo com uma rodada a ser disputada nessa segunda fase do torneio. Isso porque a equipe chega à quarta vitória em cinco jogos e se isola ainda mais na liderança, somando agora nove pontos.

+ Confira a tabela do Campeonato Paulista de basquete feminino 2020

Novamente a grande destaque da partida foi Damiris Dantas. A ala-pivô do Campinas, que segue vinculada ao Minnesota Lynx, da WNBA, e assinou com o time até o final do Paulista, anotou um novo duplo-duplo, com 27 pontos e 16 rebotes. A atleta ajudou ainda com duas assistências.

“A gente ainda tem um jogo muito importante para trazer a final aqui pra casa. Isso pra gente iria significar muito e quem sabe buscar esse título, que é o nosso objetivo”, avaliou Damiris após a partida.

Já classificado à decisão do Paulista Feminina, o Campinas encerra a segunda fase no próximo dia 15, quando encara o Sesi Araraquara fora de casa. Já o Ituano segue vivo na luta pela vaga, mas para isso precisa vencer o Santo André no fechamento da segunda fase no dia 16.

O JOGO

O primeiro tempo foi bem equilibrado. Com as duas equipes com boas atuações defensivas, o placar não mostrou uma grande diferença entre os dois times, tanto que o Campinas levou apenas três pontos de vantagem aos vestiários.

Paulista feminino de basquete Ituano
Vera Cruz Campinas confirma classificação à decisão (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

No segundo tempo, porém, o time da casa deslanchou. Contando com Damiris inspirada e uma boa contribuição de Patrícia Ribeiro, que anotou 12 pontos e pegou 9 rebotes, a equipe se destacou no ataque e manteve a defesa bem postada para abrir uma diferença no placar.

Abrindo 10 pontos no terceiro quarto, o time manteve o ritmo forte nos minutos finais, até para evitar maiores complicações como ocorreu na última partida, quando perdeu para o Santo André após um último quarto irreconhecível. Seguindo a intensidade até os minutos finais, a equipe consolidou a vitória com uma vantagem de 20 pontos sobre o Ituano no marcador.

O CAMPEONATO

O Campeonato Paulista de basquete feminino começou a ser disputado por sete equipes. Na primeira fase, todos jogaram contra todos em turno único, classificando as quatro melhores para a segunda fase.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na segunda fase, disputada em formato de quadrangular em dois turnos, classifica os dois primeiros colocados para a final do Campeonato Paulista de basquete feminino.

Mais em Basquete