Siga o OTD

Basquete

FIBA retomará qualificatória da AmeriCup em formato de bolha

Qualificatórias serão realizadas em três sedes únicas, de 27 de novembro a 1º de dezembro. Brasil joga na Argentina

AmeriCup - FIBA - Coronavírus
Seleção brasileira jogará na Argentina (Divulgação/CBB)

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a retomada da qualificatória para a AmeriCup masculina de 2022 em formato de bolha, para manter segurança dos envolvidos contra o coronavírus. As partidas vão acontecer entre 27 de novembro de 1º de dezembro de 2020, em três sedes diferentes.

Segundo a entidade, o formato de bolha permite um ambiente mais controlado e seguro para as equipes competirem. Além disso, facilitará a implementação do protocolo sanitário governamental contra o coronavírus exigido por muitos países da América.

+Com nova dupla, Stefani vence estreia no Premier de Ostrava

Já em relação às cidades sede, cada uma das escolhidas hospedará as equipes nacionais que compõem os grupo das qualificatórias da AmeriCup 2022.

O Brasil jogará em Buenos Aires, na Argentina, onde ficarão os Grupos A e B, compostos pelos donos da casa, Chile, Colômbia, Venezuela, Panamá, Paraguai e Uruguai. Assim, os duelos brasileiros contra Paraguai e Panamá, que aconteceriam no Brasil, no formato original pré-pandemia, foram transferidos para a capital argentina.

O Grupo C da AmeriCup ficará hospedado em Punta Cana, na República Dominicana. Compõe a chave Canadá, Cuba, Ilhas Virgens e a seleção local. Por fim, a FIBA ainda confirmará a cidade sede do Grupo D, que inclui Bahamas, Estados Unidos, México e Porto Rico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em breve, a entidade divulgará a programação completa das partidas da primeira fase. Vale lembrar que as três primeiras equipes de cada grupo se classificam para a AmeriCup de 2022.

Seleção brasileira

A seleção brasileira masculina não joga desde fevereiro deste ano, quando esteve em quadra em dois jogos contra o Uruguai, também pela qualificatória da AmeriCup. Foram então duas vitórias, uma em São José dos Pinhais, no Paraná e a outra em Montevidéu, no Uruguai. O time masculino disputaria o Pré-Olímpico da Croácia, mas o torneio foi adiado pelo coronavírus.

A competição foi remarcada para junho/julho do próximo ano, no mesmo local e com os mesmos países no grupo: Brasil, Croácia, Tunísia, Alemanha, Rússia e México. Apenas o campeão se classifica para Tóquio 2020.

Mais em Basquete